Classificação indicativa: Livre
 

A Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias, lança seu primeiro álbum de estúdio, Funmilayo, em show na Sala Olido, no dia 18 de dezembro de 2022, às 20 horas. A retirada de ingressos é realizada uma hora antes do evento,

Formada por Rosa Couto, Stela Nesrine, Jasper Okan, Sthe Araujo, Afroju Rodrigues, Ana Goes, Tamires Silveira, Vanessa Soares, Larissa Oliveira, Bruna Duarte e Priscila Hilario e nomeada em homenagem à professora, ativista e política nigeriana Funmilayo Anikulapo Kuti, a banda transpassa as fronteiras do afrobeat e navega por sonoridades brasileiras, como a ciranda e a música de terreiro.

Fotografia colorida de integrantes da banda Funmilayo Afrobeat Orquestra. Na imagem, sete pessoas estão posando de pé, e quatro pessoas estão agachadas à frente, todas vestindo roupas brancas. Ao fundo, paredes brancas de uma exposição de arte, com obras de Rubem Valentim.
Funmilayo Afrobeat Orquestra (imagem: Cibele Minder)

O álbum tem produção musical de Allan Abbadia e foi gravado no Estúdio Experimental da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, em São Paulo, por uma equipe majoritariamente feminina, formada por estudantes do curso de produção fonográfica da universidade.

Já disponível em todas as plataformas digitais, o trabalho é fruto de um projeto de pesquisa e composição criado pela Funmilayo Afrobeat Orquestra e apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020. A ideia partiu da vontade de homenagear mulheres negras que, por meio da luta política, da atividade intelectual ou da arte, contribuíram para o debate público sobre o racismo e as questões de gênero e para a tentativa de conscientização da população em geral, como a informalidade nas relações trabalhistas, o feminicídio, o racismo, a solidão e a hipersexualização. A faixa que ritualiza a abertura do álbum, Orí, indica em seus versos, escritos por Rosa Couto, o percurso proposto:

Atlântica
Separe, num corte, os dois lados do cérebro eurocentrado
E então permita-se ouvir as ondas do mar
Quebrando ao som da fala de Beatriz
Enquanto na areia dançam todas as outras Yabás
Elza
Lélia
Carolina
Margareth
Lia
Leda Maria
Sueli
Luíza
Erica
Ana Maria
Clementina
E Conceição.

Funmilayo Afrobeat Orquestra – lançamento do álbum Funmilayo [com interpretação em Libras]
domingo 18 de dezembro de 2022
às 20h
Sala Olido – Avenida São João, 473, Centro – São Paulo/SP

Atividade gratuita

Veja também