Classificação indicativa: Livre
 

Andar pela mata amazônica com o cajado na mão. Voar de helicóptero próximo aos “rios voadores”, massas de ar e vapor que águam a floresta. Conviver com indígenas de várias etnias, acompanhando caçadas e festas. Para produzir suas fotos, o fotógrafo Sebastião Salgado viaja por diversas localidades, passa longas temporadas com seus personagens, compartilha momentos afetivos e observa acontecimentos fascinantes. Esses aspectos por trás das imagens finais são o foco da exposição Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado, exposição que ocorre no Itaú Cultural (IC) de 8 de março a 29 de maio.

O evento exibe os bastidores de outra mostra, Amazônia ­– Sebastião Salgado, em cartaz no Sesc Pompeia até 10 de julho, trazendo fotografias de Lélia Wanick Salgado, curadora da exposição do Sesc; do jornalista Leão Serva (também responsável por textos que, ao longo da mostra, narram a história das fotos); e do fotógrafo Everton Ballardin. São mais de 30 imagens, acompanhadas por uma trilha sonora composta pelo Grupo Pau Brasil.

Além de nos guiar por um trabalho que durou sete anos, entre estadias com grupos indígenas isolados e viagens pela bacia do Rio Amazonas, a mostra traz detalhes da maneira de criar de Sebastião: seu método que parte de um grande volume de fotos e segue por seleções sucessivas; sua atenção ao cenário dos registros; o tempo dedicado a cada imagem. É um modo de conhecer um pouco da filosofia fotográfica do autor.

Realizada pelo IC em parceria com o Sesc São Paulo, Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado tem projeto expográfico de Álvaro Razuk. O Itaú é também um dos apoiadores do trabalho que desembocou em Amazônia – Sebastião Salgado. A mostra do Sesc foi idealizada por Lélia Wanick Salgado e reúne 205 fotografias inéditas, além de trilha de Jean-Michel Jarre e espaços de projeção. Saiba mais na matéria.

Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado
de terça 8 de março a domingo 29 de maio de 2022

visitação
terça a sábado 11h às 20h
domingo e feriados 11h às 19h

Entrada gratuita
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo

[livre para todos os públicos]

Veja também