Neste sábado, 7 de maio, acontece dentro da programação do Lisboa 5L – festival internacional de literatura e língua portuguesa a mesa de debate Afeto-efeito, com a presença da professora e drag queen Rita von Hunty e apresentação de Selma Caetano, coordenadora do Oceanos. O debate é uma parceria do Itaú Cultural (IC) com o prêmio Oceanos e terá transmissão ao vivo no site e no canal do YouTube do IC. O início é às 16h no horário de Brasília (20h no horário de Lisboa, Portugal).

Durante o encontro, Rita von Hunty elabora uma questão cara à atualidade: o que pode um corpo? Com o auxílio de Spinoza e Deleuze, Rita discute o par afeto-efeito e as nossas possibilidades de organizar, resistir e lutar contra os poderes estabelecidos e os tomadores de almas. Os trabalhos de Raymond Williams e Paulo Freire são evocados para ajudar a entender como os afetos tristes são instrumentalizados na e pela política e como a educação pode furar esta estrutura perversa.

debate Afeto-efeito – festival literário Lisboa 5L
com Rita von Hunty e Selma Caetano
sábado 7 de maio de 2022
às 16h (horário de Brasília)
on-linesite e YouTube do IC

Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em língua e literatura inglesa pela Universidade de São Paulo (USP), Rita discute no ciberespaço temas sociais com horizonte emancipatório radical. Tem atuado no cinema, no teatro, na TV e no YouTube, além de trabalhar como colunista na Carta capital.

Selma Caetano é gestora cultural e curadora. Com formação em literatura portuguesa e brasileira, é diretora da Oceanos Cultura, no Brasil, e da Associação Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa, em Portugal.

Veja também