Em paralelo ao lançamento da plataforma Transversalidade da Memória, o documentário Esse Viver Ninguém me Tira (2014), dirigido pelo ator e diretor Caco Ciocler, será disponibilizado entre as 9h do dia 21 e as 9h do dia 23 de setembro nesta página. O filme apresenta a trajetória de Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011), esposa do escritor Guimarães Rosa.

Transversalidade da Memória é uma plataforma on-line para debates sobre práticas e projetos no campo da memória. Será lançada no dia 21 de setembro, às 17h, com um bate-papo do qual participam, além de Caco Ciocler, Vilma Santos, José Eduardo Ferreira Santos, Ricardo Brazileiro e Tatiana Prado. Veja outras informações na matéria sobre o evento.

Sobre o filme

Esse Viver Ninguém me Tira é a estreia de Ciocler na direção e reúne entrevistas com Eduardo Tess – filho de Aracy com seu primeiro marido, Johannes Edward Ludwig Tess –; o político Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014), amigo de Eduardo; e a jornalista Eliane Brum, entre outros.

Aracy nasceu no Paraná e foi criada em São Paulo. Em 1934, com 26 anos, separou-se e foi morar na Alemanha. Lá, trabalhou no setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, onde sua atuação foi poderosa: contradizendo indicações do Itamaraty para impedir a ida de judeus ao Brasil, ela concedeu vistos a dezenas, liberando-os da perseguição do nazismo – Adolf Hitler havia chegado ao poder em 1934 e o teria até 1945. Por isso, Aracy é chamada O Anjo de Hamburgo.

Em 1938, Aracy conheceu o recém-chegado cônsul-adjunto Guimarães Rosa, com quem se casou em 1942, no México, e a quem teve por companheiro até sua morte, em 1967.

Cena do documentário

Esse Viver Ninguém me Tira
das 9h do 21 às 9h do 23 de setembro de 2020

Veja também