Repórter do Jornal da Tarde por 24 anos, o jornalista Marcos Faerman também foi responsável pela criação da revista Singular e Plural e do jornal Versus, que tinha como colaboradores Eduardo Galeano, Mario Vargas Llosa e outros nomes de peso. Destaque do jornalismo literário, o paulista foi professor na Faculdade Cásper Líbero e um importante agente da mídia alternativa durante o período da ditadura militar no Brasil. Seu trabalho, antes ameaçado de ser perdido, foi compilado e será disponibilizado por um projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014.

A filha do repórter, a documentarista Laura Faerman, reuniu grande parte da produção realizada pelo pai para o projeto Marcos Faerman – Reportagens Literárias. O acervo conta com mais de 800 reportagens veiculadas no Jornal da Tarde, além de dezenas de publicações alternativas, como O Pasquim, e de participações em livros, programas de rádio e de TV. O material estará disponível na íntegra, gratuitamente, no site http://marcosfaerman.jor.br/. O endereço on-line terá lançamento oficial no dia 4 de maio, às 19h30, na Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, e entrará no ar na data de nascimento do homenageado, 5 de abril.

O site é composto não só de obras de Marcos Faerman, mas também de crônicas escritas por amigos dele – como Miguel Jorge e Claudio Willer, que situam a produção do jornalista de acordo com o momento histórico vivido –, além de pesquisas acadêmicas e textos críticos sobre o seu trabalho.

A questão humanista, destaque na obra de Marcos Faerman, acabou por se refletir no trabalho da filha do jornalista. Enquanto este tratava da realidade nas entrelinhas das suas narrações sensíveis, Laura adota temas fortes em suas produções, como a ditadura militar e seus impactos, mas com uma preocupação particular em relação aos direitos humanos.

Veja também