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O roteiro é o protagonista da segunda edição do Encontros de Cinema, de 9 a 13 de setembro. Nesse período, profissionais do cinema e da televisão discutem como criar para o público infantojuventil, a tensão entre o cinema de autor e o de entretenimento, o mercado dos reality shows e os limites dos manuais sobre como fazer narrativas. São debates e workshops, com curadoria dos roteiristas Keka Reis e Marcelo Starobinas – ambos, integrantes da Autores de Cinema (AC), parceira na produção do evento.
A mesa de abertura, no dia 9, às 20h, é O Cinema na Era da TV, com a presença de Anna Muylaert e Luiz Bolognesi, além da mediação de Maria Camargo. Nos dias seguintes, outros quatro debates.
No dia 10, às 18h, As Crianças, os Adolescentes e as Histórias, sobre como produzir conteúdo para essas faixas etárias, com Beth Carmona, Tatiana Nequete e Índigo, mediadas por Andréa Midori Simão. No mesmo dia, às 20h, Entre a Realização Autoral e o Grande Público, sobre a polarização entre os filmes mais voltados para o entretenimento e os que experimentam com a linguagem audiovisual, com Fellipe Barbosa, Paulo Cursino e Juliana Rojas, mediados por Marcelo Starobinas.
No dia 11, às 18h, Narrativas Reais discute as especificidades do roteiro de reality show, formato mais produzido na TV paga brasileira, com Roberto d’Avila, Flavio Queiroz e Carô Ziskind – a mediação é de Gabriel Priolli. Já às 20h, Manual de Roteiro: Entender para Subverter?põe em questão as regras e os esquemas criativos usados no desenvolvimento das histórias, com Elena Soarez, Adirley Queirós e Daniel Tubau – e mediação de Thiago Dottori.
Workshops
São quatro workshops. No dia 12 de setembro, os dois primeiros: às 9h30, Direitos Autorais, com Guilherme Carboni; e, às 14h, Conteúdo e Apresentação, com Julia Priolli. No dia 13, os restantes: às 9h30, Pitching, com Fernanda De Capua; às 14h, Formatação de Projetos, com Mariana Brasil. As inscrições estão abertas desde o dia 26 de agosto, pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h, com 25 vagas disponíveis para cada um.
Confira outras informações sobre as mesas e as minibiografias dos participantes na aba Programação. Na aba Vídeos, acesse as entrevistas com os convidados da primeira edição do Encontros.
Encontros de Cinema
quarta 9 a domingo 13 de setembro
mesas às 18h e às 20h
workshops às 9h30 e às 14h
[livre para todos os públicos]
Mesas – Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Workshops – Sala Vermelha (70 lugares)
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
A manauense Danielle Nazareno Silva se lembra com detalhes do dia em que promoveu uma sessão de cinema ao ar livre para indígenas...
13/09/2015 DOMINGO - 14h às 17h
workshop Formatação de Projetos
com Mariana Brasil
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Vermelha (70 lugares)
Mariana Brasil
Mariana Brasil trabalha há 20 anos no mercado de produção independente de audiovisual, nove deles em coordenação de produção de projetos audiovisuais em produtoras e em emissoras de TV. Foi gerente de produção na TV Cultura, na Diretoria de Documentários e Produção Independente. Criou e coordena, desde 2012, o curso de formatação de projetos para TV no Centro Cultural Barco, em São Paulo, além de cursos relacionados à área em diversas cidades do Brasil. Em março de 2015, assumiu a direção-executiva da Oca Filmes, empresa de animação 2D e 3D.
13/09/2015 DOMINGO - 09h30 às 12h30
workshop Pitching
com Fernanda De Capua
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Vermelha (70 lugares)
Fernanda de Capua
Fernanda De Capua é produtora audiovisual, formada em cinema e filosofia pela Universidade de Denison, nos Estados Unidos, e com especialização em coprodução latino-americana pela Ibermedia. Com 15 anos de experiência, Fernanda produziu o curta Submarino e os longas Sonhos de Peixe, Laura e Casa Grande. Realizou os documentários Violência S.A., Harmonia Brasil, Se Eu Demorar uns Meses e Quem Matou Eloá. Para a TV, fez o programa Capital Natural e a série documental Arte Ativa. Atua desde 2008 como consultora independente de pitch, roteiro e formatação de projetos. É sócia da produtora Vermelho Filmes.
12/09/2015 SÁBADO - 14h às 17h
workshop Conteúdo e Apresentação
com Julia Priolli
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Vermelha (70 lugares)
Julia Priolli
Julia Priolli é roteirista de televisão, com especialização pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Foi roteirista das séries Lili, a Ex e Filho da Pátria, essa última finalista do prêmio Netlab TV. Atualmente faz parte dos núcleos criativos da O2 Filmes e da Polo de Imagem. Também atua na formação do mercado audiovisual, como idealizadora e organizadora de laboratórios de roteiro.
12/09/2015 SÁBADO - 09h30 às 12h30
workshop Direitos Autorais
com Guilherme Carboni
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Vermelha (70 lugares)
Guilherme Carboni
GuilhermeCarboni é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É pós-graduado em sociologia do direito pela Universidade Estatal de Milão, na Itália, e mestre e doutor em direito civil pela USP, na qual cumpriu o pós-doutorado em comunicação. É professor universitário, autor de livros e artigos e atua como advogado na área de direitos autorais.
11/09/2015 SEXTA-FEIRA - 20h às 21h30
mesa Manual de Roteiro: Entender para Subverter?
com Elena Soarez, Adirley Queirós e Daniel Tubau
mediação Thiago Dottori
duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Há um número cada vez maior de livros que ensinam a escrita e a estrutura da narrativa de ficção audiovisual por meio de conceitos e fórmulas. Em que medida esses manuais contribuem para a criação de boas histórias? Há certo ou errado na forma de escrever um roteiro? Quando acatar as regras e quando subvertê-las?
Adirley Queirós
Adirley Queirós é diretor de cinema e roteirista, graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou os filmes Rap – o Canto da Ceilândia (2005), Dias de Greve (2009), Fora de Campo (2009) e A Cidade É uma Só? (2010).
Daniel Tubau
Daniel Tubau é escritor, diretor de televisão e professor de roteiro, criatividade e literatura em universidades e academias na Espanha e na América. É autor dos livros Las Paradojas del Guionista; El Guión del Siglo 21, el Futuro de la Narrativa en el Mundo Digital; La Verdadera Historia de las Sociedades Secretas; No Tan Elemental – cómo Ser Sherlock Holmes; La Memoria de los Siglos; e Elogio de la Infidelidad o Recuerdos de la Era Analógica. Em seu último livro, El Espectador Es el Protagonista – Manual y Antimanual de Guión, oferece uma alternativa ao modo hegemônico de escrever roteiros das últimas décadas, propondo “redescobrir a riqueza da arte narrativa, que fará os escritores recuperarem o prazer de escrever”.
Elena Soarez
Elena Soarez é roteirista de cinema e TV, bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Escreveu longas como Eu Tu Eles, Casa de Areia, Gêmeas, Redentor, Vida de Menina, Cidade dos Homens – o Filme, Nome Próprio, Xingu e A Busca. Escreveu o segmento Pas de Deux para o filme Rio Eu Te Amo e o episódio Ilê para a série Destino Salvador. Com Cao Hamburguer, criou e escreveu a série Filhos do Carnaval. Há mais de dez anos, é consultora do Laboratório Sesc de Novas Histórias, do Laboratório de Roteiros Sundance, nos Estados Unidos, e do Laboratório de Roteiros Rawi, na Jordânia e na Índia. Desenvolve séries para a TV Globo.
Thiago Dottori
Thiago Dottori é roteirista, formado em cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), tendo também cursado letras na Universidade de São Paulo (USP). É presidente da associação Autores de Cinema (AC) e autor das séries 2 Apês, Dicionário de Emília e Trago Comigo. Escreveu os episódios O Banquete do Avô, da série Destino São Paulo, e André & Júlia, da série (Des)encontros. É um dos criadores da série infantojuvenil Pedro & Bianca. Escreveu com Contardo Calligaris todos os episódios da primeira e da segunda temporadas da série Psi. É corroteirista dos documentários 13 Minutos e Ouvir o Rio e colaborador de Tropicália. Para o cinema, escreveu o curta AMAdores. É corroteirista, com Bráulio Mantovani, do longa Vips e, com Nando Olival, do longa Os 3.
11/09/2015 SEXTA-FEIRA - 18h às 19h30
mesa Narrativas Reais
com Roberto d’Avila, Flavio Queiroz e Carô Ziskind
mediação Gabriel Priolli
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Até onde podemos roteirizar a realidade? A mesa discute as especificidades do roteiro de reality show e qual é o lugar do roteirista nesse formato, criticado por muitos e consumido à exaustão por tantos outros, sendo hoje o gênero mais produzido na TV paga brasileira.
Carô Ziskind
Carolina Ziskind é roteirista de cinema e televisão, formada em audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP). É co-roteirista do longa-metragem Elena e do curta-metragem Espalhadas pelo Ar. Na televisão, escreveu a primeira temporada da série 3 Teresas; a série infantil de animação Sítio do Picapau Amarelo, adaptação da obra de Monteiro Lobato; e a série infantojuvenil de animação Zica e os Camaleões. Também teve seu projeto de série de ficção selecionado no “Programa de Desenvolvimento de Roteiristas da Globosat". Atualmente é colaboradora do autor Cao Hamburguer na próxima temporada da novela Malhação.
Flavio Queiroz
FlavioQueiroz é jornalista e radialista. Pós-graduado em comunicação, estudou roteiro na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e cursou um workshop de dramaturgia oferecido pela Rede Globo. Atuou por cinco anos como editor-chefe do reality show A Fazenda. Foi um dos vencedores do Netlab TV 2013, com o projeto de reality show Salve-se Quem Puder, e colaborador da novela Dance Dance Dance. Escreveu os programas Elas, O Grande Perdedor, Tamanho Família e Tá na Mão, entre outros, e participou da produção de De Frente com Gabi, Dia Dia, Programa Livre e Pequenas Empresas, Grandes Negócios. É coordenador de roteiro do programa Eliana. Lançou a biografia da atriz Nany People, Ser Mulher Não É para Qualquer Um.
Gabriel Priolli
Gabriel Priolli é jornalista, diretor de televisão e professor. É consultor associado para assuntos de comunicação e marketing político na Tarso Estratégia e Comunicação, editor do blog Marqueteiros, colunista da revista Imprensa e presidente de honra da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), entidade que fundou e dirigiu entre 2000 e 2007. Foi coordenador de conteúdo, de jornalismo e de rede na TV Cultura, editor de televisão da revista Veja, editor do Jornal Nacional, diretor na Rede Bandeirantes e diretor-executivo de jornalismo na TV Gazeta. Foi colunista, repórter e crítico de televisão na Folha de S.Paulo, crítico em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Carta Capital e Época. Atua em comunicação política e eleitoral desde 1984. É autor de O Campeão de Audiência, biografia do produtor Walter Clark, e A Deusa Ferida, sobre a queda de audiência da Globo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Informação Cultural, em 1988.
Roberto d’Avila
Roberto d’Avila tem 31 anos de experiência em televisão, vídeo e cinema. Diretor da Moonshot Pictures, trabalha com gestão de direitos, concepção e desenvolvimento de propriedades e produtos audiovisuais. Entre algumas produções para a TV estão: Sessão de Terapia, 9mm – São Paulo, The Taste Brasil, Desafio da Beleza, Brazil’s Next Top Model, Cozinheiros em Ação e Food Truck – a Batalha. Entre seus principais filmes estão: Última Parada 174, Rosario Tijeras, Ilha Rá-Tim-Bum e Eliana em O Segredo dos Golfinhos. Trabalha com a criação de universos multiplataforma: 9mm – São Paulo (webisodes, game, livro, viral), Confissões de Acompanhantes (livro, vídeos e stand-up) e Confissões de um X, um Y e um Z. Saiba mais no site.
10/09/2015 QUINTA-FEIRA - 20h às 21h30
mesa Entre a Realização Autoral e o Grande Público
com Fellipe Barbosa, Paulo Cursino e Juliana Rojas
mediação Marcelo Starobinas
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Que tipos de história e formato narrativo atraem o grande público? Qual é o impacto dos interesses comerciais nas decisões criativas dos roteiristas? Como é o processo de elaboração do roteiro no cinema de autor? É possível ampliar o público de obras consideradas mais “difíceis”?
Fellipe Barbosa
Fellipe Barbosa é diretor, roteirista e montador com mestrado em direção pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Escreveu e dirigiu o longa de ficção Casa Grande. Foi o responsável pela direção do curta Beijo de Sal e do documentário Laura. Fez o roteiro de Sangue Azul, de Lírio Ferreira, e do episódio Transições do filme Rio, Eu Te Amo. Colaborou em O Fim e os Meios, de Murilo Salles. Foi o montador de Avanti Popolo, de Michael Warhmann, e atuou como assistente de direção em Sonhos de Peixe, de Kirill Mikhanovsky.
Juliana Rojas
Juliana Rojas formou-se em cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu e dirigiu, em parceria com Marco Dutra, os curtas O Lençol Branco, Um Ramo e As Sombras (2009), além do longa Trabalhar Cansa. Também escreveu e dirigiu os curtas Vestida, Pra Eu Dormir Tranquilo e O Duplo e o longa Sinfonia da Necrópole. Trabalha também como montadora e é membro do coletivo Filmes do Caixote.
Marcelo Starobinas
Marcelo Starobinas é jornalista e roteirista. Coautor do roteiro de Jean Charles (2009), ministra cursos voltados para a escrita de longas-metragens e de séries de televisão. Como repórter, redator e correspondente internacional, tem passagem pela BBC Brasil e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.
Paulo Cursino
Paulo Cursino é autor e roteirista de cinema e televisão. Começou sua carreira como colaborador de programas da Rede Globo, como Sai de Baixo, Os Caras de Pau, SOS Emergência e A Grande Família, além de chefe de equipe e redator-final das quatro temporadas do seriado Sob Nova Direção. No cinema, foi roteirista do filme De Pernas pro Ar. Em 2012, roteirizou Até que a Sorte nos Separe e corroteirizou De Pernas pro Ar 2. Em 2014, foi produtor e roteirista de O Candidato Honesto. Seu filme mais recente é Qualquer Gato Vira-Lata 2, de junho de 2015. Lançará Até que a Sorte nos Separe 3 no final do mesmo ano. No momento, trabalha em Mussum, o Filmis, cinebiografia do comediante Mussum, a ser lançada no final de 2016.
10/09/2015 QUINTA-FEIRA - 18h às 19h30
mesa As Crianças, os Adolescentes e as Histórias
com Beth Carmona, Tatiana Nequete e Índigo
mediação Andréa Midori Simão
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (249 lugares)
As crianças e os adolescentes constituem o maior público da TV paga no Brasil. A mesa analisa o conceito de educativo, as visões sobre as fases da infância e da adolescência e as demandas de público e mercado no campo. Que sensibilidade é necessária para compreender esses espectadores e comunicar a eles?
Andréa Midori Simão
Andréa Midori Simão trabalha com audiovisual há dez anos. Foi roteirista das séries Cocoricó, A Vida de Rafinha Bastos, Alice, Brilhante F.C.,Pedro e Bianca e O Homem da Sua Vida (ainda inédita, para a HBO). No cinema, trabalhou em Xingu, de Cao Hamburguer, e em Terra Vermelha, de Luiz Bolognesi. Também faz parte das animações Vivi Viravento, A Hora do Rock e Oswaldo. Foi chefe de roteiro da série Parque Patati Patatá e atuou como professora de roteiro. Foi uma das selecionadas do Rumos Cinema e Vídeo 2009-2011.
Beth Carmona
BethCarmona é sócia-diretora da Singular Arquitetura de Mídia. É consultora, produtora e gestora de projetos multiplataforma. Antes, à frente de canais como TV Cultura, Discovery Kids e Animal Planet (América Latina), TVE Rio de Janeiro e Disney Channel São Paulo, desenvolveu especialidade na área infantojuvenil e hoje presta serviços para grandes grupos de comunicação (TV Cultura, TV Escola, Globosat, Fox, Turner). É diretora-geral do Comkids, plataforma que realiza festivais, seminários e workshops com objetivos de fomento, desenvolvimento e formação profissional. Presidente do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes e membro do board internacional da Fundação Prix Jeunesse, instituição alemã focada em conteúdos infantis.
Índigo
Índigo é autora dos livros As Aventuras de Glauber e Hilda, Um Pinguim Tupiniquim, A Maldição da Moleira e Perdendo Perninhas, entre outros. Foi vencedora do 1º Prêmio Literatura para Todos, do Ministério da Educação, na categoria Contos, com o livro Cobras em Compota. Formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Mankato, nos Estados Unidos. Saiba mais no seu site.
Tatiana Nequete
Tatiana Nequete é mestre em cinema e audiovisual contemporâneos pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha. Desde 2006, é sócia da produtora Besouro Filmes. Dirigiu e roteirizou o filme As Férias de Lord Lucas e o documentário Fez a Barba e o Choro. Fez o roteiro e a montagem do longa Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes e a montagem de Epidemia das Cores (em finalização). É responsável pelos roteiros da nova temporada da série Pandorga e pela criação da série O Oráculo das Borboletas Amarelas (em fase de pré-produção).
09/09/2015 QUARTA-FEIRA - 20h às 21h30
O Cinema na Era da TV
com Anna Muylaert e Luiz Bolognesi
mediação Maria Camargo
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Anna Muylaert
Anna Muylaert é roteirista e diretoria de cinema e televisão. Em roteiro, participou dos programas infantis Mundo da Lua, Castelo Rá-tim-bum, Disney Club e Um Menino Muito Maluquinho, das séries Filhos do Carnaval e Alice e dos filmes O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Quanto Dura um Amor. Em direção, fez os longas Durval Discos, É Proibido Fumar e Que Horas Ela Volta, lançado neste ano e premiado nos festivais de Sundance e Berlim.
Luiz Bolognesi
Luiz Bolognesi é roteirista e diretor. Escreveu e dirigiu o longa de animação Uma História de Amor e Fúria. Além disso, escreveu Bicho de Sete Cabeças, Terra Vermelha, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo.
Maria Camargo
Maria Camargo é roteirista. Formada em cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cursa pós-graduação em fotografia e imagem na Universidade Cândido Mendes (Ucam). É autora de Correio Feminino, adaptação da obra de Clarice Lispector, e da minissérie Dois Irmãos, baseada no romance de Milton Hatoum (em finalização), ambas dirigidas por Luiz Fernando Carvalho. É autora do livro de ficção infantojuvenil O Medo e o Mar (2009) e da sua adaptação para o cinema. Dirigiu os curtas-metragens premiados O Coração às Vezes Para de Bater (2009), adaptação da obra homônima de Adriana Lisboa, e Se Meu Pai Fosse de Pedra (2010). Atuou como professora de roteiro e adaptação na Escola de Cinema Darcy Ribeiro entre 2009 e 2012 e ministrou cursos de linguagem cinematográfica e roteiro, especialmente sobre as relações entre cinema e literatura.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”