Poeta em imagens propõe que autores se apresentem de maneira não convencional, por meio de fotografias, desenhos ou do que sua criatividade permitir, e comentem essas escolhas.

Um objeto companheiro

Imagem quadrada esverdeada com uma mão aberta segurando uma estrela de seis pontas com pássaro desenhado dentro
(imagem: Matheusa dos Santos)

Qual é a função desse objeto na sua vida?

O broche de estrela é uma indumentária tradicional do Santo Daime, que frequentei da adolescência ao início da vida adulta. Guardo a estrela porque é um lembrete da sensibilidade conquistada, um objeto mágico, ao mesmo tempo uma memória do crescer, do devir eterno que é a vida. Um lembrete de que antes de tudo eu sou a Terra que habito, filha dela, e meu corpo está entregue a ela.

Um poema especial

Fotografia quadrada colorida de um livro aberto sobre uma superfície de porcelanato estampado. Duas mãos negras seguram o livro, uma de cada lado. Podemos ler dois poemas, do lado esquerdo se lê Casca mítica três. Sobrevivo de estar enfermo de eternidades. Entornando ao nevoeiro das coisas ínfimas. É insano cantar. Uivamos com os lírios secos nesta planície ancorada. É insano morrer. Imagino a melodia do corpo ardente no passaporte para ser pássaro. Não há sonho que escape ao espinho. Junto do poema está desenhada uma forma circular com linhas dentro. Na página da direita se lê Casca mítica quatro. Sou herdeiro desse mar oblíquo, que ainda agora ruge em meus apelos: na fronteira do voo, no limiar da tempestade. Eu próprio feito deste ardil em brasa: chão que regurgita pérolas. Pois o que queima é a sombra invertebrada (mal ecoa o inverno da loucura) e a vertigem da cilada. Posto que amar é dá-se ao estábulo onde a alma é pasto. Pois o que queima é a treva fendida ao coração. E a boca recolhida aos astros.
(imagem: Matheusa dos Santos)

Por que esse poema?

A série Casca mítica, de Salgado Maranhão, é uma lição sólida para qualquer um que escreve sobre os mistérios do mundo. Gosto do ritmo, que faz a palavra parecer um feitiço, um mudra que em vez de usar as mãos usa o movimento da língua. Sempre que leio Salgado Maranhão penso e desejo a capacidade de transportar as pessoas para esse lugar tão pleno e autoconsciente que sobrevive de estar enfermo.

Autorretrato

Fotografia quadrada de uma pessoa negra com cabelo curto com dreads e de óculos de grau sentada em uma rede, com a cabeça apoiada na mão esquerda. Ela olha séria para a câmera. A luz do ambiente é vermelha. Ao fundo, uma janela mostra a copa de uma árvore e a luz de fora é verde.
(imagem: Matheusa dos Santos)

Uma mentira e uma verdade sobre você, sem revelar qual é qual.

Eu sou virgem, datilógrafa e gosto de Coca-Cola. 

O que é poesia para você?

Fotografia quadrada com luz azul que mostra um vulto de uma pessoa segurando um livro no centro da imagem aberto em que está escrito OUTRA COISA. Ao fundo a luz entra por uma janela e reflete na parede.
(imagem: Matheusa dos Santos)

O que é poesia?

Outro lugar. Outra península. Outra identidade. Outra maneira. Outra moda. Outro guéri-guéri. Outra tradição. Outra oportunidade. Outro erro. Outro fim. Outra agulha. Outros olhos. Outra perspectiva. Outra encarnação. Outra língua. Outra democracia. Outro governo. Outro tato. Outro paladar. Outra ioga. Outro malabarismo. Outra coisa.

Veja também
Fotografia colorida de um livro aberto com palavras escritas em japonês e uma mão aberta sobre o livro

Inventário: Desejo

Em sua última contribuição para a coluna, os fotógrafos Daniela Paoliello e Bruno Inokawa transformam o “desejo” em imagem e texto