*Em razão da pandemia do covid-19, o período de inscrição para a edição 2020 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa foi prorrogado até as 23h59 de 5 de abril (domingo) – horário de Brasília. As demais informações do regulamento não tiveram alterações.

As inscrições para a edição 2020 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa estão abertas a partir de hoje. Editoras e autores podem inscrever obras escritas originalmente em língua portuguesa e publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

São aceitos livros de diversos gêneros – romances, poesias, contos, crônicas e dramaturgia – e editados em qualquer lugar do mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela editora ou pelo autor por meio deste link até as 23h59 do dia 29 de março de 2020 [prorrogadas até 5 de abril]. Confira aqui o regulamento completo.

O processo de avaliação do Oceanos é realizado em três etapas: na primeira são elegidas 50 obras; na segunda, o júri seleciona 10 finalistas; e, por fim, 3 livros são escolhidos como os vencedores.

A curadoria desta edição é formada pela linguista Adelaide Monteiro, de Cabo Verde, pela escritora e jornalista Isabel Lucas, de Portugal, e pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, do Brasil, com coordenação da gestora cultural brasileira Selma Caetano.

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2020

Últimos vencedores

Três romances foram selecionados na edição de 2019: Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida; Eliete, de Dulce Maria Cardoso; e Sorte, de Nara Vidal.

Clique aqui para saber mais sobre as autoras, as obras e o prêmio.

Veja também