Novo curso da Cátedra Olavo Setubal começa em agosto
01/08/2019 - 15:14
Curso Relações de Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, da Cátedra Olavo Setubal, começa em 8 de agosto. Confira a programação!
Com o objetivo de promover uma discussão profunda sobre as inter-relações entre arte e ciência ao longo dos tempos, o curso Relações de Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, da Cátedra Olavo Setubal, tem início no dia 8 de agosto.
Formulado por dois titulares da cátedra em 2019 – Helena Nader, biomédica e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Paulo Herkenhoff, crítico, curador e historiador de arte –, o curso abordará temas como: o papel da arte, da cultura e da ciência na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU); a produção de artistas concretos e neoconcretos brasileiros; as conexões entre arte e física, psicanálise, tecnologia e outras áreas; e abordagens das ciências sociais sobre questões que marcam a cultura brasileira.
Serão oferecidas 130 vagas, distribuídas entre alunos de pós-graduação – de qualquer área de conhecimento – da Universidade de São Paulo (USP), alunos do curso de museologia, colecionismo e curadoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e funcionários do Itaú Cultural. Mais informações podem ser obtidas neste link [http://www.iea.usp.br/noticias/catedra-arte-e-ciencia]. Há ainda 40 vagas destinadas a interessados em geral (com acesso por ordem de chegada). Os participantes atuarão em projetos e atividades de curadoria durante o semestre. A avaliação final se baseará no percentual de frequência dos estudantes.
Ao longo das 19 aulas, que acontecem entre agosto e dezembro de 2019, todas na Cidade Universitária da USP, no bairro do Butantã, em São Paulo (SP), o curso terá a participação de vários expositores e debatedores que representam a fronteira do conhecimento nos temas propostos e são lideranças em suas áreas de atuação. Conforme cronograma abaixo:
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DIA |
TEMA |
8 |
Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável I – as Urgências do Futuro | local: Auditório do IEA |
9 |
Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II – para Qual Futuro? | local: Auditório do IEA |
15 |
Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas I: Leonardo da Vinci | local: Sala da Congregação FEA |
16 |
Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas II: Cildo Meireles | local: Sala da Congregação FEA |
29 |
A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia | local: Conselho Universitário USP |
30 |
Arte, Música, Física e Psicanálise | local: Conselho Universitário USP |
DIA |
TEMA |
12 |
Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem | local: Conselho Universitário USP |
13 |
O Matriarcado de Pindorama – a Impossibilidade do Silêncio | local: Conselho Universitário USP |
26 |
Diagramas de Alteridade | local: Auditório do IEA |
27 |
Concretismo, Razão e Industrialização | local: Auditório do IEA |
DIA |
TEMA |
17 |
Muito Além de “Paulistas e Cariocas” – Mário Pedrosa e Pontos Extremos da Modernidade no Brasil | local: Auditório do IEA |
18 |
Brasil: do Neoconcretismo à Tropicália (Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar e José Celso Martinez) | local: Auditório do IEA |
31 |
Arte, Gênero, Sexualidade – as Perplexidades do Pensamento Teórico | local: Auditório do IEA |
DIA |
TEMA |
1 |
Brasil, Brasis e Sua Complexa Formação Social | local: Auditório do IEA |
7 |
História e Mito: os Povos Huni-Kuin e Guarani | local: Auditório do IEA |
8 |
Escultura, Física e Política para as Mitologias Indígenas | local: Auditório do IEA |
21 |
Etnologia e Escravidão – (Des)Compromissos da Ciência com a Liberdade | local: Auditório do IEA |
22 |
Técnicas de Apagamento e Reconstrução da Memória da Escravidão nos Espaços de Eugenia Urbanística | local: Auditório do IEA |
DIA |
TEMA |
5 |
Encontro com Helena Nader e Paulo Herkenhoff | local: Auditório do IEA |