Os eventos literários e culturais, assim como boas livrarias e bibliotecas, têm muito o que revelar sobre o perfil do leitor brasileiro, bem como a representação da diversidade e da complexidade de experiências, motivações e pensamento humano presentes na literatura.

Essa percepção levou o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Pró-Livro (IPL), a realizar uma pesquisa inédita, encomendada ao Ibope Inteligência, para identificar o perfil de leitores que frequentaram dois importantes eventos que aconteceram recentemente: a Bienal do Livro Rio 2019 e a Festa Literária das Periferias (Flup), também na capital fluminense. Ambos serviram como laboratórios para conhecer exemplos de representatividade.

No próximo dia 7 de novembro, no Museu de Arte do Rio (MAR), as pesquisas serão divulgadas em uma mesa realizada pelo Itaú Cultural e pelo IPL, com a presença de Eduardo Saron (Itaú Cultural), Zoara Failla (IPL), Marcos Pereira (Bienal do Livro do Rio de Janeiro e Sindicato Nacional dos Editores e Livreiros), Daniele Bernardino (Flup) e Rosi Rosendo (Ibope Inteligência).

O mesmo mapeamento será realizado em 2020, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Eduardo Saron, diretor-superintendente do Itáu Cultural, estará presente na mesa (imagem: divulgação)

Retratos da Leitura no Brasil

O Itaú Cultural e o IPL celebraram recentemente outra parceria: a realização da quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Essa edição conta com duas novidades em relação às anteriores: ampliou o número de questões para conhecer o perfil do leitor de literatura; e aumentou a amostra de 5 para mais de 8 mil entrevistas a fim de possibilitar a identificação do perfil leitor em todas as capitais do Brasil. A execução da pesquisa tem a assinatura do Ibope Inteligência.

quinta 7 de novembro de 2019
das 10h às 12h

Entrada gratuita
[100 pessoas – distribuição de ingresso por ordem de chegada]

Local
Auditório do MAR
Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro RJ

Veja também