Classificação indicativa: Livre
 

Que tal conhecer uma história nova no Itaú Cultural? No Fim de Semana em Família não faltam oportunidades! Nos dias 4 e 5 de novembro de 2017, acontecem estas quatro atividades que possibilitam aos pequenos conhecer novas aventuras, novos lugares e novos personagens com muita diversão: a contação de histórias Contos Piraporianos, o espetáculo No Livro, Tudo Tem!, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Às 14h, a escritora, arte-educadora e produtora cultural Janine Rodrigues comanda uma viagem por histórias da cultura brasileira através da contação Contos Piraporianos. Na atividade, as crianças conhecem quatro histórias. A primeira, Histórias de um Mundo Nem Tão Distante Assim, foi escrita pela própria Janine e fala de dois gatos que vivem em mundos diferentes – em um mundo só existe dia, no outro só a noite. Cansados das mesmices, os gatos resolvem atravessar a barreira do tempo e descobrir o novo.

Há ainda as histórias de Pedro Malasartes, menino corajoso que é desafiado a entrar em um castelo misterioso; Histórias do Velho Nestor, Contando Seus Contos de Horror, sobre um velho enigmático que assusta a todos na cidade; e Festa no Céu, no qual um sapo intrometido decide ir a uma festa que só recebe animais voadores.


O espetáculo No Livro, Tudo Tem! incentiva a leitura e a imaginação de forma divertida e lúdica (foto: Carlos Cano)

Em seguida, às 16h, os atores Carlos Escher, Gabriel Stippe, Marília Scofield e Thales Cristovão apresentam o espetáculo No Livro, Tudo Tem!. A peça, inspirada no texto Um General na Biblioteca, de Italo Calvino, apresenta o reino fictício de Penúria. Lá, a maior biblioteca do país foi fechada para que todos os livros fossem investigados pelo Capitão Bigode de Limão e sua tropa: quais livros poderiam ser lidos pela população? Quais seriam proibidos? O senhor Formicarius, o velho bibliotecário apaixonado pelos livros, no entanto, não poderia deixar que uma obra sequer fosse banida e junto com suas companheiras, as traças, tenta fazer com que o Capitão mude de ideia, mostrando que as histórias nada têm de ameaçador.

Na programação, há ainda duas atividades voltadas para o mundo das histórias: o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que acontecem todos os fins de semana no instituto. No Cantinho, cerca de 30 livros infantojuvenis estão disponíveis para leitura no local. E para participar da Feirinha basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro item da nossa estante!

Contação de Histórias: Contos Piraporianos [com interpretação em Libras]
sábado 4 e domingo 5 de novembro de 2017
às 14h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 25 crianças

Entrada gratuita [inscrições a partir das 13h30]

[livre para todos os públicos]

Espetáculo No Livro, Tudo Tem! [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 4 e domingo 5 de novembro de 2017
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita [distribuição de ingressos a partir das 14h]

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 4 e domingo 5 de novembro de 2017
11h30
às 16h30
piso térreo

Veja também

Contar histórias para educar

Zenaide Paludo se tornou contadora de histórias sem querer. “Foi lá em Curitiba”, ela conta. “Durante a faculdade, uma amiga perguntou se...