Crítica em Movimento – Veias e Vias Abertas
terça 10 a domingo 15 de setembro de 2019
confira os horários e as classificações indicativas na aba Programação
entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
O ciclo sobre processos criativos em artes cênicas Crítica em Movimento chega ao seu terceiro ano consecutivo, apresentando espetáculos, debates e oficina de dramaturgia. Participam do evento pesquisadores, artistas e gestores culturais do Brasil e do exterior – Cuba, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina.
O evento acontece entre 10 e 15 de setembro e conta com cinco mesas de debate. São elas: O Brasil Pertence à América Latina? (dia 10, às 20h), Adiós Paraguay, uma Pesquisa de Campo por Ideias e Rituais (dia 11, às 19h), Dramaturgias e Fricções de Recepção Crítica (dia 13, às 16h), A Expansão de Formas e Ideias no Teatro para Crianças e Adolescentes (dia 14, às 16h) e A Relevância das Trocas Artísticas e Culturais entre Países Latinos (dia 15, às 16h). Mais informações sobre o conteúdo e os participantes das mesas estão disponíveis na aba Programação.
Veja também:
>>Terceira edição do Crítica em Movimento conta com cinco espetáculos
O fio condutor desta edição é a percepção do escritor uruguaio Eduardo Galeano de que, após 39 anos do lançamento de As Veias Abertas da América Latina: Cinco Séculos de Pilhagem de um Continente (1971), a obra permanece atual – ainda hoje podemos identificar as consequências da colonização da América Latina. Muitas feridas continuam abertas.
Crítica em Movimento – Veias e Vias Abertas
terça 10 a domingo 15 de setembro de 2019
confira os horários e as classificações indicativas na aba Programação
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Veja também
Filmado entre 2016 e 2017, o documentário mergulha no universo de coletivos teatrais localizados na periferia da Grande São Paulo Evento que trata de processos criativos em artes cênicas tem neste ano como fio condutor a obra “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano 15/09/2019 DOMINGO - 16h às 18h
A Relevância das Trocas Artísticas e Culturais entre Países Latinos
com Luis Alonso-Aude, Felipe Vidal e Cris Diniz
mediação Alexandre Roit
A partir da experiência do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, do Corredor Latino-Americano de Teatro e do Complexo Sul são discutidos os espaços de diálogo nas artes cênicas e a capacidade criativa de se abrir à cultura do outro.
domingo 15 de setembro
às 16h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
[classificação indicativa: 12 anos]
Alexandre Roit é ator, diretor teatral e palhaço, cofundador do Circo Zanni e do Parlapatões, Patifes & Paspalhões. Está em cena com O Senhor das Chaves, Pelada na Rua e Quixote.
Luis Alonso-Aude é diretor do Oco Teatro. Criou o Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste e a revista Boca de Cena.
Felipe Vidal é diretor teatral, ator, dramaturgo e professor. É cocriador do coletivo artístico Complexo Duplo e da plataforma Complexo Sul. Dirigiu mais de 25 espetáculos.
Cris Diniz é responsável pela coordenadoria brasileira do Corretor Latino-Americano de Teatro, além de pela coordenação e curadoria de diversos eventos das artes cênicas.
14/09/2019 SÁBADO - 16h às 18h
A Expansão de Formas e Ideias no Teatro para Crianças e Adolescentes
com María Sepúlveda, Amauri Falseti e Luvel García Leyva
mediação Brenda Campos
Artistas e coletivos voltados à pesquisa de linguagem e à invenção cênica desafiam-se a levar sempre a novos lugares a escrita, a encenação e a atuação. Como alcançar públicos de todas as idades sem deixar de lado esse princípio criativo?
sábado 14 de setembro
às 16h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
[classificação indicativa: 12 anos]
Luvel García Leyva é pedagogo, crítico e pesquisador teatral. Atua em projetos internacionais de desenvolvimento cultural infanto-juvenil. É membro da Latin American Studies Association (Lasa).
Brenda Campos é atriz, diretora teatral, produtora cultural e pedagoga. Em sua pesquisa de mestrado e por meio da Insensata Cia. de Teatro, investiga o teatro para as infâncias.
María Sepúlveda é atriz, psicóloga e mestra em direito e políticas públicas para crianças e adolescentes. Fundou a companhia La Negra María, com quatro montagens já realizadas.
Amauri Falseti é dramaturgo e diretor. Fundou a Cia. Paideia de Teatro e trabalha há 40 anos com crianças e jovens. Seu texto Com o Rei na Barriga foi traduzido no México.
13/09/2019 SEXTA-FEIRA - 16h às 18h
Dramaturgias e Fricções de Recepção Crítica
com Rafael Spregelburd e Guillermo Baldo
mediação de Marcia Nemer Jentzsch
Dois artistas do teatro argentino contemporâneo, de distintas gerações e cidades, refletem sobre as suas relações com as diversas dramaturgias e a crítica de arte.
sexta 13 de setembro
às 16h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
[classificação indicativa: 12 anos]
Guillermo Baldo é diretor, dramaturgo e ator. Representou Córdoba, cidade argentina, na Bienal Arte Joven, em 2017, entre outros eventos.
Rafael Spregelburd é diretor, autor, tradutor e ator. É cofundador da companhia El Patrón Vázquez e já estreou mais de 20 obras.
Marcia Nemer Jentzsch é dramaturga e diretora. Junto com o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), montou Estações. Sua peça mais recente é E, com um Beijo... Eu Morro.
11/09/2019 QUARTA-FEIRA - 19h às 21h40
Adiós Paraguay, uma Pesquisa de Campo por Ideias e Rituais
com Teresa González Meyer, Cleiton Pereira e Daniele Santana
mediação Valmir Santos
O grupo Contadores de Mentira apresenta cenas de seu novo espetáculo. Em seguida, os integrantes conversam com o público e com a artista Teresa González Meyer, pesquisadora que ciceroneou o coletivo pela história do povo e das terras vizinhas.
quarta 11 de setembro
às 19h
[com interprtação em Libras]
[duração aproximada: 40 minutos de espetáculo + 120 minutos de conversa]
Sala Itaú Cultural (piso 1) – 224 lugares
[classificação indicativa: 14 anos]
Teresa González Meyer é atriz, diretora de teatro e arquiteta. Criadora do grupo Teatro de Calle, abriu espaço para o teatro de rua no Paraguai.
Cleiton Pereira é diretor, ator, gestor cultural e fundador do grupo Contadores de Mentira. Integra redes latino-americanas de teatro e desenvolve processos de formação artística.
Daniele Santana é atriz, pesquisadora e integrante há 14 anos do grupo Contadores de Mentira. Atua no Magdalena Project – Rede Internacional de Mulheres no Teatro Contemporâneo.
Valmir Santos é jornalista, crítico e pesquisador teatral. É criador e coeditor do Teatrojornal – Leituras de Cena, site que desde 2010 cobre a cena contemporânea das artes cênicas.
10/09/2019 TERÇA-FEIRA - 20h às 22h
O Brasil Pertence à América Latina?
com Julián Fuks, Denise Mota e Mateo Piracés-Ugarte
mediação Pedro Granato
Criadores dos campos do teatro, da música, da literatura e do jornalismo problematizam as relações dos países da região sob a perspectiva de quem vive dentro ou fora do Brasil. Quais as noções de pertença e de estrangeiridade nas artes, nas culturas e nas cidadanias?
terça 10 de setembro
às 20h
[com interpretação em Libras]
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares
[classificação indicativa: 12 anos]
Julián Fuks é escritor, autor de A Resistência (2015), com doutorado em literatura pela Universidade de São Paulo (USP).
Denise Mota é jornalista, com pós-graduação em relações internacionais e integração econômica regional no Mercosul pela Universidade de São Paulo (USP).
Mateo Piracés Ugarte é produtor e multi-instrumentista, integrante da banda Francisco, el Hombre. Conheceu, em turnê, dez países da América Latina.
Pedro Granato é coordenador de centros culturais e teatros da cidade de São Paulo e dirige o espaço teatral Pequeno Ato. Como dramaturgo e diretor, fez 11 Selvagens, entre outras.