O projeto Acesa, de Alessandra Leão, acaba de ganhar o mundo em formato de websérie. Apoiado pela edição 2017-2018 do Rumos Itaú Cultural, Acesa é fruto de uma imersão idealizada pela artista pernambucana, como parte do processo criativo para seu novo disco de mesmo nome, previsto para setembro deste ano.

A websérie, dividida em 15 episódios – que serão lançados semanalmente, às quartas-feiras, no canal do YouTube da cantora –, registra os encontros de Alessandra com mestres, músicos e líderes religiosos, pessoas ligadas a expressões artísticas tradicionais do Nordeste – como coco, ciranda, maracatu de baque solto, jurema, umbanda e candomblé.

O primeiro episódio, lançado hoje, é com Odete de Pilar – coquista e cirandeira de Pilar, na Paraíba. Assista ao vídeo abaixo.

Os encontros aconteceram à deriva, ou seja, sem roteiro determinado. Os percursos foram conduzidos pelos entrevistados, a partir de suas próprias experiências pessoais. “ 'Acesa' é um convite a um estado de presença. A música é o fio condutor de cada conversa. À deriva revela que não há fronteiras entre poesia, música e dança; entre o que é da fé e o que é da festa. Cada indivíduo como um mundo de possibilidades. A fagulha necessária para encontrar e reencontrar sempre. O movimento. É dele que vem a faísca para acender o fogo”, diz Alessandra Leão.

Alessandra Leão com Odete de Pilar (imagem: Luan Cardoso)

Inspirada pelo livro Cidade Passo, da artista visual Vânia Medeiros, Alessandra reuniu um grupo formado pelo músico, arranjador e produtor Caçapa, pelo cineasta Luan Cardoso e pela atriz e dramaturga Luciana Lyra, além de Vânia. Fique por dentro dos próximos episódios no site oficial da cantora.

Veja também