A terceira temporada da websérie Septo ganhou seu episódio de estreia no último domingo (8 de março). A produção potiguar da Caboré Audiovisual aborda a temática LGBT – selecionada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018 – e mostra a luta da triatleta Jéssica Borges contra o câncer.

Nessa temporada, depois da traumática perda do pai, durante sua despedida do esporte que consumiu boa parte de sua vida, Jéssica corre contra o tempo para se curar de um câncer que degrada cada dia mais seu corpo. Enquanto Lua, sua namorada, precisa visitar seu passado para fazer as pazes com o futuro.

Assista ao primeiro episódio abaixo. A série vai ao ar todos os domingos, pelo canal do YouTube do Brasileiríssimos. 

Veja também a primeira e a segunda temporadas.

Criada por Alice Carvalho, Septo foi impulsionada não só pelo “desejo de representatividade minha como mulher, nordestina e LGBT, mas também por uma necessidade – quase fisiológica – de escrever uma história na qual eu tivesse espaço para exercer minha arte primeira, que é ser atriz”, conta Alice a idealizadora e roteirista, que também interpreta a protagonista.

Alice revela ainda que sentia falta de produções que representassem a cultura potiguar e contemplassem a vivência de LGBTs nordestinos. “Na criação coletiva, Septo foi uma obra construída como um reflexo híbrido dos artistas envolvidos, com o objetivo também de suprir essa necessidade de representação naturalizada do povo que aqui vive, desse Nordeste urbano e do amor entre duas pessoas do mesmo gênero – sem que necessariamente os conflitos da sexualidade sejam condutores da narrativa.”

Distribuída em 2016, Septo teve sua primeira temporada viabilizada por financiamento coletivo antes de ganhar sua continuação com o apoio do Rumos. Ela foi premiada como Melhor Série pelo júri popular do Buenos Aires Webfest, Melhor Elenco no Rio Webfest e Melhor Direção no SP Webfest, além de ter passado por festivais na Alemanha, nos Estados Unidos e na Coreia.

Veja também