Nome consagrado no campo da pesquisa e da divulgação da música brasileira, José Eduardo Homem de Mello – mais conhecido como Zuza Homem de Mello, ou apenas Zuza – tomou posse, no último dia 23, da Academia Paulista de Letras (APL), associação que tem como objetivo o cultivo da língua portuguesa e a difusão da literatura nacional. Eleito em junho deste ano, Zuza assume a cadeira de número 17 –, antes ocupada pelo professor Massaud Moisés, falecido em abril –, tornando-se o mais novo membro acadêmico da instituição.

Em sua reconhecida trajetória como escritor, radialista, produtor, historiador e pesquisador, passou também pelo Itaú Cultural: de 2013 a 2014, comandou o Mergulho no Escuro, programa mensal de web-rádio realizado na sede do instituto com presença e participação do público. Nele os participantes eram convidados a levar um disco e escolher uma faixa para Zuza comentar.

Para celebrar o reconhecimento de seu percurso profissional com o ingresso na APL e sua contribuição para a cultura brasileira, relembramos sua passagem pelo instituto reunindo os programas das duas temporadas realizadas. Bom mergulho!

Temporada 2013:

Programa 1
Programa 2
Programa 3
Programa 4
Programa 5
Programa 6
Programa 7
Programa 8

Temporada 2014:

Programa 1 e Programa 2 (abril)
Programa 3 e Programa 4 (maio)
Programa 5 e Programa 6 (junho)
Programa 7 e Programa 8 (julho)
Programa 9 e Programa 10 (agosto)
Programa 11 e Programa 12 (setembro)
Programa 13 e Programa 14 (outubro)
Programa 15 e Programa 16 (novembro)

Veja também

Encontro marcado com a literatura

Projeto prevê a visita de escritores a escolas públicas e a doação e o sorteio de 80 livros para bibliotecas e estudantes de três municípios do estado de Roraima