Morreu na noite desta terça-feira, 3 de janeiro, a atriz e escritora Vida Alves. A família informou que, após passar uma semana internada, a atriz morreu de falência múltipla dos órgãos.

Vida fez parte de uma importante geração de atores e atrizes que iniciaram com a rádio, atuando em radionovelas e seguindo para as telenovelas. A atriz protagonizou a primeira novela, transmitida ao vivo pela Rede Tupi, Sua Vida Me Pertence, em 1951. Ficou conhecida ainda por, no programa, ter dado o primeiro beijo da televisão brasileira – com Wálter Forster.

Como escritora também foi muito importante para a televisão, tendo escrito Tribunal do Coração, transmitido em 1952 pela TV Tupi. Vida havia estudado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e, aproveitando seu conhecimento, criou o programa em que encenava casos que eram julgados. Foi o primeiro programa interativo, em que as pessoas votavam para a resolução do caso. Em 1963, no programa A Calúnia, da TV de Vanguarda, deu o primeiro beijo gay da televisão brasileira – um selinho em Geórgia Gomide.

Em 1995, fundou a Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira (Apite), que mais tarde veio a se tornar a Pró-TV, e que tem como objetivo preservar a memória da televisão brasileira. Ela presidiu a Pró-TV até seu falecimento.

Em dezembro de 2016, Vida concedeu uma de suas últimas entrevistas à equipe do Itaú Cultural para a Ocupação Laura Cardoso, que terá início em fevereiro de 2017 no instituto. Na conversa, relembrou o convívio profissional entre elas. Laura estreou na TV no Tribunal do Coração. Confira neste link um trecho da entrevista concedida pela atriz.

Também participou de uma edição do Jogo de Ideias, programa de entrevistas para TV do Itaú Cultural – gravado ao vivo na sede do instituto, em 16 de junho de 2004, com presença de público. Na ocasião, foi entrevistada ao lado do pesquisador e professor Davi José pelo jornalista Claudiney Ferreira, sobre o pioneirismo no rádio e na televisão. Veja abaixo: