Morreu na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto de 2021, em São Paulo (SP), Tarcísio Meira, aos 85 anos, vítima de covid-19. O ator estava internado desde o último dia 6, no hospital Albert Einstein. No mesmo dia, também com covid, foi internada a atriz Glória Menezes, 86 anos, casada com ele há quase seis décadas. Tarcísio Meira chegou a ir para a UTI, foi intubado e precisou fazer hemodiálise. Glória, por sua vez, está no quarto, internada no mesmo hospital, se recuperando, sem grandes sintomas.

Na Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de cinema brasileiro, você pode assistir ao filme A idade da Terra (1980), último título dirigido por Glauber Rocha e que conta com Tarcísio Meira no elenco. No filme, no qual vários Cristos são mostrados, Tarcísio interpreta um Cristo militar. A obra dividiu a crítica e arrancou elogios de Michelangelo Antonioni, que a descreveu como “uma lição de cinema moderno”.

Frame de filme mostra homem alto e sério, com capa vermelha. Ele aparece de lado, tem cabelos lisos e negros, e é possível notar também que ele usa um tampão no olho direito.
Tarcísio Meira em cena de "A idade da Terra" (1980), último filme de Glauber Rocha (imagem: divulgação)

Apesar de muitos papéis no cinema, foi realmente na televisão que Tarcísio Meira atuou constantemente. Ao todo, entre novelas e séries, foram mais de 60 trabalhos. 

Na noite de quarta-feira 11 de agosto, morreu o ator Paulo José, de pneumonia, aos 84 anos. Paulo José e Tarcísio Meira trabalharam juntos na minissérie O tempo e o vento, de 1985, baseada na obra de Érico Veríssimo e exibida na Rede Globo. Paulo José, além de diretor, interpretou Alvarino Amaral na quarta fase da trama. Tarcísio Meira era o lendário Capitão Rodrigo Cambará, um dos personagens mais inesquecíveis da sua longa carreira.

Veja também