Amoroso, uma biografia de João Gilberto, lançada em novembro de 2021, não é só mais uma descrição da vida de um célebre artista, além de um extenso trabalho de pesquisa; é o encontro, ainda que contemplativo, de dois amigos. Zuza Homem de Mello, o autor, e João Gilberto, o biografado, foram contemporâneos e amigos de muitas décadas. A publicação é o último trabalho de Zuza, que faleceu aos 87 anos, em novembro de 2020.

Fotografia do miolo de um livro, que está aberto e mostra uma foto em preto e branco do escritor Zuza Homem de Mello e do músico João Gilberto. O fundo da imagem é laranja.
"Amoroso, uma biografia de João Gilberto", livro escrito por Zuza Homem de Mello (imagem: Companhia das Letras)

Veja também:
>> Em entrevista ao site do IC, Ercília Lobo fala sobre o livro, Zuza e João Gilberto

Para celebrar o lançamento do livro, o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e o Itaú promoveram em 2021 uma programação com debate e apresentação musical que podem ser conferidos na íntegra.

Com mediação da jornalista Patrícia Palumbo, o evento teve a presença dos artistas Anelis Assumpção, Marcelo Pretto e Sergio Molina e do jornalista Juarez Fonseca. O show musical ficou por conta de Renato Braz e Nailor Proveta com Tributo a João Gilberto.

Veja também