Em março de 2020, depois de suspender suas atividades presenciais em razão da pandemia de covid-19, o Itaú Cultural (IC) intensificou sua produção audiovisual para a internet. Ao longo dos últimos oito meses, o site da organização publicou cerca de 1.200 vídeos realizados remotamente – em todo o ano de 2019 foram feitos 699 vídeos.

Para avaliar a recepção desses materiais – que continuam sendo produzidos com a reabertura gradual da sede – o IC preparou uma pesquisa, disponível neste link até 6 de dezembro. O questionário leva em consideração produtos de diferentes perfis, como shows, peças e outras apresentações artísticas, mostras de filmes, oficinas de criação para as crianças e as entrevistas da série Diálogos IC, que reuniram profissionais de diferentes áreas da cultura para refletir os desafios do segmento neste período de pandemia. Os conteúdos são transmitidos ao vivo ou gravados previamente; parte é exibida por tempo determinado – como uma atividade presencial, mas no ambiente on-line –, parte é arquivada e disponibilizada no site e no canal do IC no YouTube.

Os resultados da pesquisa serão de uso exclusivamente interno, e a participação é anônima.

Uma parcela dessas produções audiovisuais tem como origem eventos que aconteciam presencialmente na sede do IC. É o caso da quinta edição do Mekukradjá. Entre os materiais não vinculados a atividades que eram promovidas antes da pandemia estão os trabalhos exibidos no Festival Arte como Respiro. Atualmente em sua quarta edição, o evento on-line apresenta os trabalhos que o IC recebeu por meio de uma série de editais de emergência criados para apoiar artistas que tiveram suas rotinas afetadas pela propagação da covid-19.

Não deixe de participar da pesquisa – sua opinião é fundamental para analisarmos o alcance e os eventuais pontos de melhoria dos conteúdos audiovisuais oferecidos pelo IC em sua sede virtual.

Veja também