Claudio Pinhanez é cientista, inventor, professor e artista midiático. Ele fala acerca do desenvolvimento da obra Café com Santiagos (2017), que utiliza tecnologia de processamento de conversação natural (do IBM Watson Development Cloud) e sistemas de texto expressivo (desenvolvidos no laboratório da IBM Research no Brasil) para recriar diálogos extraídos do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A fim de dar mais vida às conversas, visões transparentes das personagens Capitu, Bentinho e Escobar ocupam o espaço através de atores cibernéticos. A eterna pergunta que permeia o romance – houve traição? – pode ser feita a uma inteligência artificial com olhos de ressaca. Fica, portanto, outra dúvida: será que as personagens são conscientes da sua história além do que escreveu Machado de Assis?

Veja também:
>>Arte e tecnologia são tema da exposição Consciência Cibernética

 
José Wagner Garcia, doutor em artes e biossemiótica, discorre sobre a obra Lifeless (Nano) Biomachines (2017). Trata-se de um diálogo entre arte e biologia sintética, manifestada, nessa obra, como uma simulação em tempo real da programação de fibras biológicas através de nanomáquinas.
 
Por fim, o artista irlandês Ruairi Glynn apresenta sua obra Fearful Symmetry (2012), que explora os mínimos estímulos motores que produzem percepções de vida irresistíveis. Inspirada em um dos poemas de William Blake, The Tyger (O Tigre), a instalação é baseada, em parte, na descrição visceral do texto sobre o encontro com uma criatura à noite. A obra de Glynn é uma luminária viva, primitiva em aparência para evitar a inferência figurativa à vida, um tetraedro reluzente e penetrante, deslizando no ar, precipitando-se para baixo com o objetivo de brincar com os visitantes, para só então subir novamente e se afastar quando muitos chegam perto demais.

Programa gravado em junho de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Inovação | Observatório: Marcos Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação | Observatório: Luciana Modé
Produtor Núcleo de Inovação | Observatório: Tiago D'Ambrosio (até março de 2018)
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Jahitza Balaniuk (até março de 2018) e Roberta Roque
Captação e edição: Avoa Filmes
 

Veja também