Entenda como Franz Weissmann pensava formas e cores de suas obras
12/12/2019 - 14:52
Fernando Ortega, diretor do Instituto Franz Weissmann, comenta os detalhes do processo de criação do escultor, a quantidade de obras confeccionadas e os diferentes significados que o artista buscava com as cores. Frederico Morais, historiador e crítico de arte, fala do trabalho do escultor, em que é possível sentir no próprio corpo o vazio presente na obra, uma vez que é possível caminhar dentro dela. Curador da exposição, Felipe Scovino faz uma análise historiográfica do trabalho de Weissmann alinhado a outros artistas visuais e arquitetos, como Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, que explicitavam em suas obras relações entre o cidadão e as cidades, e cita algumas influências, como Henri Matisse. Waltraud Weissmann, presidente do instituto e filha do artista, fala do encantamento de seu pai quando suas obras conseguiam diálogo com o público.
A exposição Franz Weissmann: o Vazio como Forma apresenta algumas fases do escultor, pintor e desenhista que integrou o Grupo Frente e foi signatário do manifesto neoconcreto. Com curadoria de Felipe Scovino, a mostra fica em cartaz de 27 de novembro de 2019 a 9 de fevereiro de 2020. A concepção e a realização são do Itaú Cultural em parceria com o Instituto Franz Weissmann.
Conheça outras obras de Weissmann instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro neste site feito especialmente para a exposição.
Depoimentos e imagens gravados em outubro de 2019.
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Visuais: Sofia Fan
Gerente do Núcleo de Enciclopédia: Tânia Rodrigues
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Pauta e entrevista: Fernanda Castello Branco de Oliveira e Duanne Ribeiro
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação, roteiro e edição: Karina Fogaça
Captação de imagem: Flecha Produções (terceirizada)
Som direto: Raquel Vieira e Tomás Franco (terceirizados)