O escritor, jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello faleceu em outubro de 2020, aos 87 anos, mas deixou um legado incalculável para a música brasileira com mais de seis décadas dedicadas à pesquisa musical. Sua trajetória também cruzou caminhos com a do Itaú Cultural (IC) e, agora, o IC apresenta Em casa com Zuza, programa composto de pequenos vídeos gravados pelo musicólogo com a esposa, a produtora cultural Ercília Lobo, durante o período de distanciamento social.

Veja também:
>> Entrevista com Ercília Lobo: “É um livro sobre João Gilberto escrito pelo Zuza Homem de Mello”
>> Em casa com Zuza Homem de Mello – audições a dois, jazz e Gilberto Gil

No segundo episódio da série, são apresentados cinco recortes temáticos:

Vidas negras importam

Zuza mostra mais de 20 discos de ilustres nomes da música brasileira, entre eles Clementina Maria de Jesus, Elizeth Cardoso, Cartola, Milton Nascimento e Tim Maia.

Clara Nunes

Zuza fala sobre sua última entrevista com Elis Regina para a TV Cultura. A pauta tratou da reverente obra da cantora Clara Nunes.

Toots & Sivuca

Neste terceiro trecho, Zuza celebra os 90 anos de nascimento do mestre Sivuca e fala sobre o disco "Toots & Sivuca", gravado no Chiko's Bar, na cidade do Rio de Janeiro.

Foto Revista Esquire

Zuza fala de três grandes perdas do blues: Lincoln Lins (saxofonista), McCoy Tyner (pianista) e Jimmy Cobb (baterista), músicos que representam a grande geração do blues dos anos 1950.

Johnny Alf, o ídolo dos jovens

Zuza comenta uma matéria sobre Johnny Alf, um dos maiores nomes da música brasileira, e apresenta alguns discos do artista.

Veja também