Classificação indicativa: Livre
 

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de maio e junho, Augusto Figliaggi ministrou aulas de desenho com foco na cultura popular brasileira. O saci-pererê e a sereia Iara são algumas das lendas que apareceram nas atividades do artista, que também atua como contador de histórias. Veja abaixo o curso completo, que conta com seis vídeos.

Aula 1: Augusto explica como você pode usar círculos, triângulos e outras formas geométricas como base para criar diversos desenhos, inclusive um saci. Confira todo o passo a passo de como desenhar a forma do corpo, os olhos e a boca. Anote os materiais: uma folha de papel sulfite, caneta de ponta fina, caneta porosa ou canetinha e lápis de cor.

Aula 2: O ilustrador reúne os conteúdos do encontro anterior e explica como criar efeitos de luz, sombra e profundidade, dando ainda mais detalhes para os seus desenhos. Ao final do vídeo, ele desenha enquanto conta a história de Pedro Malasartes e de Iara. Os materiais para essa atividade são: lápis, caneta de diferentes espessuras e lápis de cor.

Aula 3: Na terceira aula, Augusto apresenta diferentes técnicas para pintar com lápis de cor. Você também aprenderá os conceitos de cores primárias e secundárias, frias e quentes, complementares e análogas. Separe os lápis de cor e giz de cera!

Aula 4: O encontro fala sobre o uso da colagem de diferentes materiais para elaborar desenhos e ilustrações. Anote os itens necessários para acompanhar as atividades: retalhos de tecido e papel, materiais para colorir como lápis de cor, giz de cera, tinta ou canetinha, tesoura e cola bastão ou líquida.

Aula 5: Em sua quinta aula, Augusto ensina como usar balões e metáforas visuais para complementar suas narrativas, ou seja, como eles podem expressar os sentimentos dos personagens. Aprenda os diferentes tipos de balão e relembre temas das aulas anteriores sobre como criar personagens a partir de formas geométricas, além das discussões sobre cores e o uso de hachuras para criar efeitos visuais. Para acompanhar, separe os seguintes materiais: canetinha, papel, lápis de cor, tesoura e cola bastão ou líquida.

Aula 6: Na sexta e última aula, aprenda o passo a passo para desenhar o Mapinguari e a Caipora. A atividade deve te ajudar a criar seus próprios personagens. Separe os materiais: papel, lápis, canetinha, giz de cera e lápis de cor.

Veja também