A partir das pesquisas para a Ocupação Antonio Candido – sociólogo e crítico literário que em Os Parceiros do Rio Bonito estudou a vida caipira em São Paulo –, surgiu o tema discutido em junho de 2018 pela série Brechas Urbanas – quais as relações entre o urbano e o rural hoje?
 
Com mediação da jornalista Natália Garcia, o assunto foi debatido com base nos olhares da sociologia, da arte e do ativismo. Os convidados foram José de Souza Martins, sociólogo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Fernando Limberger, artista visual e paisagista, e Jaison Pongiluppi, permacultor, educador e articulador cultural.
 
Brechas Urbanas é uma série que pensa soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas que, ligadas a diferentes áreas, observam, ouvem e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.
 
Programa gravado em junho de 2018, no Itaú Cultural, em São Paulo (SP). Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.
 
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Larissa de Oliveira e Simoni Barbiellini
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Roberta Roque
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Carol Fomin e Erika Mota (terceirizadas)
 

Veja também