No dia 17 de setembro, às 12 horas, acontece o lançamento do projeto artístico-documental Água de cor. A animação mostra as danças das iabás (orixás femininas), das manifestações da diáspora africana no Brasil. O evento será realizado em parceria com membros do terreiro Corte Real da Nação Ijexá, localizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e liderado por Pai Zezito de Oxum.

Água de cor é um projeto inédito de comunicação, documentação e preservação de danças e gestos das iabás – Oxum, Iansã, Iemanjá, Nanã, Obá e Ewá –, cada uma carregando características de diferentes arquétipos femininos, presentificadas nos próprios movimentos.

Como resultado, será realizada uma série de seis animações, uma para cada orixá feminina, dançadas por membros da casa. Cada dança terá a duração média de um minuto; portanto, o produto audiovisual final terá em torno de seis minutos de duração. Serão feitos dez desenhos por segundo. A estimativa de 3.600 desenhos será reduzida pela presença de loops em determinados momentos da dança, sendo provável um número em torno de 2 mil aquarelas a ser realizadas.

Você também pode conferir as animações no site do projeto, clicando aqui.

O projeto se desdobra em uma publicação, contendo uma seleção dos desenhos de cada dança, os quais, sequenciados no papel, permitem a visualização dos movimentos. A publicação terá um texto de apresentação do escritor Luiz Antonio Simas, além de artigos da artista proponente, depoimentos de Pai Zezito e de outros membros da casa e textos informativos sobre a Nação Ijexá. Em pequena tiragem, será uma forma materializada do projeto, com fins de divulgação e comunicação, a ser doada a terreiros, bibliotecas, escolas e espaços culturais.

Projeto Água de cor
Água de cor (imagem: Divulgação)

Água de cor: as danças das iabás da Nação Ijexá
sábado 17 de setembro de 2022
às 12h
Culto Afro Corte Real da Nação Ijexá – Rua Nossa Senhora do Líbano, 16 – Parque Amorim – Belford Roxo, RJ

Veja também