O Catálogo Radamés Gnattali de Música Popular ganhou no fim de novembro uma versão atualizada de seu site. Lançado em 2006 durante as comemorações do centenário de nascimento do compositor gaúcho, a plataforma digital passou por uma reestruturação e adição de material inédito e agora volta a estar disponível para consulta do público interessado.

O projeto, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, foi idealizado e produzido pelo instrumentista, arranjador e compositor Roberto Gnattali e pela violonista, concertista e pesquisadora Adriana Ballesté – leia a entrevista publicada em abril de 2019 com Roberto.

Trata-se do primeiro catálogo digital de obras de música popular de Radamés, que conta com um acervo completo com as partituras divididas em composições e arranjos. Além disso, a seção “música de concerto” também foi revista e atualizada, ganhando a inclusão de 30 novos itens à lista de obras.

O acervo foi levantado do arquivo pessoal do compositor e de outras fontes. Acesse o catálogo bilíngue, em português e inglês. 

Radamés Gnattali (imagem: divulgação)

Quem foi Radamés Gnattali?

Radamés Gnattali (1906-1988) foi compositor, arranjador, maestro, pianista e violista, hoje reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores mestres da música brasileira e latino-americana. Com uma obra de concerto volumosa, tornou públicas cerca de 300 peças, entre solos para piano, violão, música de câmara e sinfônica.

Sua desenvoltura para transitar entre os gêneros erudito e popular é única, o que faz de Radamés o pioneiro da orquestração da música do cancioneiro urbano – sem nunca a descaracterizar.

Saiba mais sobre a vida do artista na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Veja também