Projeto da Enciclopédia Itaú Cultural, o Caderno do Professor reúne conteúdos de arte e cultura brasileiras em roteiros temáticos para educadores e estudantes. A ideia é oferecer novas abordagens de assuntos tratados na Enciclopédia, contribuindo com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a formação de aulas.

As edições publicadas em novembro abordam os percursos dos artistas de Frans Krajcberg, Thomaz Farkas e Abraham Palatnik, fora um volume sobre os gêneros de fotojornalismo. Confira a seguir.

Uma Arte Além da Arte: Frans Krajcberg e as Ciências

Partindo da trajetória de Frans Krajcberg, apresentaremos nesta sequência de atividades como a relação entre os conhecimentos e experiências do artista podem estimular a pesquisa, a reflexão e a criação artística. Ao estudar suas obras, os caminhos de sua poética, a escolha dos materiais e as simbologias de sua produção, o estudante terá a oportunidade de expandir conhecimentos para além da arte contemporânea.

Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Abraham Palatnik: uma Poética Visual Cinética

Nesta sequência, apresentaremos o artista visual brasileiro Abraham Palatnik, considerado um dos precursores da arte cinética. Suas obras relacionam arte, ciência e tecnologia, e ampliam os meios possíveis de produção artística.

Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Fotojornalismo: Expressão, Resistência e Construção Histórica

Neste caderno, estudaremos os gêneros do Fotojornalismo, promovendo discussões sobre os problemas sociais da atualidade e ampliando a prática de observação e análise de registros fotográficos. Apresentaremos também alguns profissionais que marcaram a história da fotografia jornalística, para debater o gênero como forma de expressão, resistência e registro histórico.

Caso prefira, acesse o caderno aqui.

Veja também