Líder e ativista ambiental, Paulinho Payakan foi importante figura nos anos 1980 para a aprovação dos direitos indígenas na Constituinte. Ele ministra palestras e conferências em vários lugares do Brasil e continua militando a favor do meio ambiente, contra a exploração mineral e contra a construção de depósito de lixo nuclear na fronteira entre seu território e a Serra do Cachimbo (PA).

No depoimento, Paulinho fala sobre a importância da participação dos indígenas na produção e na disseminação de conhecimentos sobre suas culturas. Ele conta um pouco do que viveu, da luta dos direitos dos povos indígenas e dos aprendizados na cultura kayapó.

Este depoimento foi gravado em 2018.

Saiba mais sobre Paulinho Payakan no mapeamento do Mekukradjá.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify ou o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Daniel Munduruku
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Raquel Vieira (terceirizada)
Som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Paulinho Payakan (imagem: Ophelia)
Veja também