Confira abaixo a segunda parte da peça A mulher do início do mundo, do diretor e dramaturgo Fabiano Dadado de Freitas. O trabalho marca a estreia do podcast semanal Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama, no qual diferentes artistas do teatro apresentam obras desenvolvidas especialmente para ser ouvidas.

>> Clique aqui para acessar a primeira parte da peça.

A mulher do início do mundo tem como base o samba “E o mundo não se acabou”, de Assis Valente. Na música, gravada nos anos 1930 por Carmen Miranda, o fim do mundo é anunciado, as pessoas fazem o que julgam ser apropriado nesse contexto e, no fim das contas, descobrem que o apocalipse era uma notícia falsa.

No primeiro episódio, “A voz do último dia”, a atriz Inês Peixoto e os atores Felipe Oladelé e Leonardo Netto dão vozes à trama, na qual uma cigana lê as mãos de um homem cético e prevê sua morte prematura. Entre os personagens da narrativa ainda há dois amigos que preparam um banquete e uma mulher que atravessa um oceano no suposto último dia do mundo.

Neste segundo episódio, “A voz do primeiro dia”, Inês e Leonardo retornam à cena, agora com a atriz Cris Larin. O enredo inclui um novo encontro entre a cigana e o homem, além das histórias de duas mulheres que carregam as pedras para a construção do novo mundo e de uma outra mulher, que se vê diante do oceano infinito do futuro.

A foto mostra o rosto de uma mulher. Ela usa um gorro de aviador, que cobre a cabeça e as orelhas, deixando só a face exposta. Ela também usa um óculos preso à cabeça por uma fita. Sobre a imagem há um filtro amarelo e o logo do podcast Ficções Itaú Cultural.
(imagem: divulgação)

A mulher do início do mundo – a voz do primeiro dia

Idealização, dramaturgia e direção: Fabiano Dadado de Freitas
Elenco: Cris Larin, Inês Peixoto e Leonardo Netto
Técnicos de gravação: Gustavo Benjão (RJ) e Vinicius Alves (BH)
Assistência de produção: Gabriel Saito
Fotografia: Isabel Moreira
Colaboração dramatúrgica: Acácia Miê, Cecília Boal, Denise Espírito Santo, Diego Becker, Gabriel Saito, Inês Peixoto, Jaqueline Gomes de Jesus, Juracy de Oliveira, Kleber Lourenço, Leonardo Netto, Marcio Abreu, Mariana Lima, Múcia Teixeira, Natasha Corbelino, Paulo André, Renata Pimentel e Ronaldo Serruya
Citações incidentais: Caetano Veloso, Copi, Erasmo Carlos, João Guimarães Rosa, Samuel Beckett e Valère Novarina

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Ficções Itaú Cultural clicando aqui ou em aplicativos especializados, como o Spotify, o Google Podcasts e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome do programa.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas: Galiana Brasil
Coordenador do Núcleo de Artes Cênicas: Carlos Gomes
Produção: Andréa Martins
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Roberta Roque
Edição e finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga, Julio de Paula e Malu Pontes (terceirizados)
Trilha musical: "El río fluye", de Reuven Bransburg

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Veja também
Fotografia colorida de um jardim cheio de plantas iguais em uma meia luz quase no escuro com a imagem de uma pessoa sobreposta quase invisível. Ela está de roupa preta e cabelo curto e onde sua mão encosta sai um ponto de luz

Inventário: Infinito

Bruno Inokawa e Daniela Paoliello são os novos convidados e participam desta coluna até novembro, transformando palavras em imagem e texto