Cristovão Tezza fala de sua formação como leitor e escritor e, principalmente, sobre o consagrado romance O Filho Eterno, que de maneira fortemente biográfica trata de sua relação com o filho Felipe, portador da síndrome de Down.

“Quando dei este salto – eu me transformei em personagem, eu me afastei –, fiquei à vontade, porque eu sou um narrador naturalmente impiedoso. Então, eu podia bater em mim mesmo sem pena, pois era um personagem.”

Entrevista realizada em 2007 pelo escritor e jornalista José Castello. 

Saiba mais sobre Cristovão Tezza na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Em 2010, o escritor participou do programa Jogo de Ideias. Assista à conversa, gravada durante a 8a Feira Literária de Paraty (Flip).

Veja também o depoimento de Cristovão para o Conexões Itaú Cultural, em 2014.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Paiol Literário aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Rogério Pereira
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Roteiro: Rosani Madeira (terceirizada)
Som: Tomás Franco (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: Sala de Leitura, de Tomás Franco

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Cristovão Tezza (imagem: Matheus Dias)
Veja também
Marina Colasanti é uma senhora de 82 anos. Ela está séria e aparece de lado na foto. Perto do rosto da escritora, está escrito "Paiol Literário", título do podcast do qual a imagem em questão faz parte.

Marina Colasanti – Paiol Literário

“Eu sou o resultado das minhas leituras. A pessoa que sou foi sendo adubada e modificada por elas”, afirma Marina Colasanti, escritora entrevistada no Paiol Literário
Com fundo roxo, em um caixa verde o texto Paiol Literário está escrito na mesma cor. Pouco abaixo, está colocado o logo do Itaú Cultural.

Luci Collin – Paiol Literário

Luci Collin fala da ligação entre música e literatura no seu trabalho, dos escritores curitibanos com os quais conviveu e aprendeu e da importância da literatura na formação do indivíduo