“Quando a voz era dada ao não indígena, eles fizeram o que fizeram, falaram o que falaram, distorceram o que distorceram. Agora, é importante dar a voz para os povos indígenas.”

O criador de conteúdo digital Cristian Wariu, nascido Xavante e Guarani Nhandewa, fala sobre a importância de se ouvir indígenas falando de sua própria realidade e produzindo conteúdo para quebrar estereótipos que ainda perduram no imaginário dos não indígenas. Cristian é o criador do canal de YouTube Wariu, no qual fala da cultura indígena contemporânea, e apresentador do primeiro podcast feito para povos indígenas e da floresta no país, o Copiô, parente.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2021.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador, basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL
Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Estagiária: Beatriz Costa 
Captação de som: Vocs.TV (terceirizado)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)
Apresentação: Daniel Munduruku

O Itaú Cultural integra a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

Cristian Wariu | imagem: divulgação

 

Veja também
Fotografia com filtro amarelado e logo do Mekukradjá no canto inferior esquerdo. Retrato de Dário. Ele é um homem indígena e está de cocar, máscara, colar e camiseta.

Dário Kopenawa – Mekukradjá

Liderança yanomami, Dário fala da vida de seu povo antes do contato com a sociedade não indígena e dos problemas advindos desse contato