>> Acesse aqui o sumário da Revista Observatório 33

 

Como avaliar o impacto das iniciativas ligadas à cultura e à educação em seus contextos, públicos e territórios? Quais são os desafios de mensuração das ações realizadas? Qual a relevância dos dados e das evidências e como a intangibilidade das atividades pode influenciar o processo avaliativo? Essas são algumas das perguntas que regem os textos que compõem a edição 33 da Revista Observatório Itaú Cultural

Dedicada a investigar e conhecer estratégias de avaliação específicas e indicadores que captem o desejado impacto das intervenções em cultura e educação, a publicação apresenta artigos que se valem dessa temática. No primeiro deles, Paulo de Martino Jannuzzi faz uma ponderação importante, que tece conexão com os demais textos da revista. Ele enfatiza que a complexidade de se demonstrar o impacto produzido por programas e projetos, ou o desafio de sua avaliação, não torna as intervenções menos efetivas. “Nem tudo que é relevante e meritório é tangível e facilmente captado por indicadores no tempo e na intensidade que se espera avaliar”, escreve.

 

Ao fundo de uma parede azul com algumas manchas em vermelho, tem um cartaz de um homem, nú, negro, de costas, com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, um pouco mais abaixo nas costas escrito MULTIDÃO.
Frame do filme Sethico. Foto de Breno César e montagem de Felipe Correia e Lambe de Filipe Gondim 

Tendo esse cenário como pano de fundo, as discussões presentes em outros artigos giram em torno da necessidade de se ampliarem o olhar e o portfólio de indicadores para uma análise mais assertiva de iniciativas em cultura e educação. A combinação de métodos quantitativos e qualitativos, assim como a criação de avaliações sistêmicas, integradas e participativas, é de extrema relevância para a construção de narrativas diversas e significativas que apoiem organizações, projetos e agentes criativos. São feitas, ainda, reflexões sobre experiências no campo do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e sobre a geração de impacto das organizações da sociedade civil (OSC). A experiência de pesquisas combinadas com outras camadas de avaliação, que muitas vezes envolvem questões mais subjetivas, é outro assunto abordado.

Parte da revista, embora trace o mesmo caminho, se detém no tema do ensino e no quanto indicadores tradicionais muitas vezes não dão conta de aferir, por exemplo, quais as melhores competências a serem desenvolvidas para que os jovens estejam preparados para o mundo do trabalho. Coloca-se em pauta também a importância da área da cultura como uma frente de inserção produtiva dos jovens brasileiros. 

Por meio de artigos, vídeos e entrevistas, a revista propõe uma leitura completa e diversificada sobre processos avaliativos nos universos da cultura e da educação. E, mais do que dar respostas, propõe reflexões e direcionamentos para a realização de investigações mais aprofundadas sobre o tema. 

Equipe Observatório Itaú Cultural