No dia 30 de setembro, às 14 horas, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) apresenta o Caderno de pesquisa número 2, com resultados parciais da pesquisa A institucionalidade da cultura no contexto atual de mudanças socioculturais, comandada por Néstor García Canclini, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência desde setembro de 2020.

Além da transmissão, que conta com a participação da coordenadora do Observatório Itaú Cultural, Luciana Modé, o IEA disponibiliza um PDF com o material coletado.

Acesse o caderno aqui.

Saiba mais no site do instituto.

Pesquisa

Canclini é acompanhado pelos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, que investigam, respectivamente, a Lei Aldir Blanc (Lei no 14.017, de 29 de junho de 2020) e o programa Pontos de cultura na América Latina.

Em “A enérgica e larga melodia do acontecimento”, Sharine investiga o movimento social que deu origem à Lei Aldir Blanc, a qual dispõe sobre ações emergenciais para o setor cultural a ser adotadas durante o período de calamidade pública provocada pela pandemia de covid-19. O estudo foi realizado principalmente por meio de entrevistas com ativistas, gestores, artistas e profissionais da cultura que se articularam em rede pela aprovação e implementação da lei, além de conversas com beneficiários do programa.

Por sua vez, em “Emergência cultural no agreste baiano”, Brizuela destaca a dimensão territorial dos processos de institucionalização cultural, com especial atenção ao Programa cultura viva e aos Pontos de cultura, em municípios no interior da Bahia. Partindo de entrevistas realizadas com atores locais, o texto aborda questões relacionadas a território e disputas sociais e religiosas, além da relação entre os centros e as periferias, os interiores e as metrópoles, na geopolítica cultural brasileira.

Caderno número 1

A primeira edição do Caderno de pesquisa foi lançada em julho passado, tendo reunido os discursos da solenidade de posse do catedrático e os planos de trabalho para o período. Acesse neste link.

Veja também