A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lança, no dia 6 de maio, as versões impressa e digital do conjunto de livros sobre as atividades realizadas durante o seu primeiro quinquênio. Nesse período, a cátedra teve como titulares Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e a dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019). Atualmente, Néstor Canclini é o titular do posto.

O lançamento será marcado por um encontro on-line, transmitido ao vivo, às 14 horas, pelo site do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). O encontro terá a participação dos catedráticos mencionados acima, dos paraninfos Lilia Schwarcz, Helena Katz, Regina Pekelmann Markus e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho, além de Luciana Modé (coordenadora do Núcleo Observatório Itaú Cultural), Carlos Gilberto Carlotti Filho (representando a reitoria da Universidade de São Paulo) e Guilherme Ary Plonski e Paulo Saldiva (representantes do IEA).

Livros

Durante o quinquênio, foram realizadas diversas conferências, seminários e mesas-redondas, que contaram com a participação de cerca de 130 convidados, entre eles gestores culturais, artistas, cientistas, pensadores, ativistas e lideranças indígenas.

Quatro volumes reúnem esses materiais, organizados por Martin Grossmann, Ana Paula Marzagão e Liliana Sousa e Silva. As versões digitais estarão disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP. Confira os detalhes abaixo:

Volume 1 – De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil

Traz o conteúdo dos cinco encontros coordenados pelo sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet entre maio de 2016 e março de 2017, dos quais participaram 31 conferencistas e expositores, além do catedrático. Os eventos discutiram questões dos seguintes temas: a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.

Volume 2 – Arte, cultura e institucionalidade

Os 17 encontros coordenados em 2017 pelo gestor cultural e designer gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, são retomados no segundo volume. As atividades englobaram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre os processos de constituição, manutenção e perenização de iniciativas culturais no Brasil. Elas trazem um panorama crítico, atual e histórico da formação da estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural. O tripé temático dos encontros foi: dirigentes culturais, instituições e exposições.

Volume 3 – Centralidades periféricas: diálogos sobre arte e cultura no Brasil

Apresenta os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019, sob a coordenação da titular da cátedra à época, a educadora e ativista sociocultural Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da Redes da Maré. Os debatedores dos encontros foram 21 artistas que se relacionam de forma profunda com as periferias e seis pesquisadores e acadêmicos que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo. Os encontros tiveram por base seis diferentes linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.

Volume 4 – Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral

O quarto volume, constituído de duas publicações, conta com as apresentações dos 19 encontros realizados de agosto de 2019 a dezembro de 2020. A série foi coordenada pelos dois titulares da cátedra no período: o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os eventos reuniram mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias.

A fotografia colorida mostra quatro livros enfileirados. As capas são coloridas.
Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre suas atividade do primeiro quinquênio (imagem: divulgação)

Lançamento da coleção de livros da Cátedra Olavo Setubal
sexta 6 de maio de 2022
às 14h

Transmissão ao vivo pelo site do IEA

Veja também