Classificação indicativa: Livre
 

No dia 1o de junho, às 10 horas, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lança o livro Comunidades e famílias multiespécies: aportes à saúde única em periferias. Organizado pelo professor Oswaldo Santos Baquero, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo (USP), e pela mestra em antropologia social Érica Peçanha, o livro discute o caráter multiespécie das periferias e seu papel na relação desses territórios com a cidade. 

O lançamento presencial – na sala Alfredo Bosi, sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP – é restrito aos autores e organizadores, mas conta com transmissão aberta ao vivo pelo site do IEA. A obra tem a participação de pesquisadores e parceiros da Saúde Única em Periferias (SUP) e do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do IEA com o Itaú Cultural (IC).

Escritos por 29 estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e professores da USP, ligados a 18 cursos diferentes, os artigos apresentam um repertório de ações educativas no campo da saúde e de reflexões sobre periferias epistemológicas, urbanas e animais, além de uma série de vivências em torno desses temas. Os textos da obra têm como referência dados e reflexões de dois projetos acadêmicos realizados no entorno da USP: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde.

Capa do livro Comunidades e famílias multiespécies: aportes à saúde única em periferias.
Capa do livro Comunidades e famílias multiespécies: aportes à saúde única em periferias. (imagem: Divulgação)

Lançamento do livro Comunidades e famílias multiespécies: aportes à saúde única em periferias

quarta 1 de junho de 2022
às 10h

Transmissão ao vivo pelo site do IEA

 

Veja também