A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou na noite desta segunda-feira, 31, os vencedores do Prêmio Melhores do Ano nas Artes de 2021, concedido pela instituição anualmente nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infanto-juvenil e televisão.

Tunga – conjunções magnéticas, exposição que entrou em cartaz no dia 11 de dezembro de 2021 e pode ser vista até 10 de abril de 2022, foi contemplada na categoria de exposição nacional.

A mostra, que se estende para o Instituto Tomie Ohtake, reúne aproximadamente 300 obras do artista, figura emblemática das artes visuais do país, e tem curadoria de Paulo Venancio Filho e correalização do Instituto Tunga.

Conheça mais sobre o Tunga na série de vídeos que está sendo publicada no YouTube do Itaú Cultural. São depoimentos de Paulo Venancio Filho (curador da exposição), Fernando Santana (assistente de Tunga), Paulo Sérgio Duarte (curador e crítico de arte), Waltercio Caldas (artista), Gonçalo Mello Mourão (irmão de Tunga) e Lia Rodrigues (bailarina e coreógrafa) e que tratam de temas como quem foi Tunga, a energia da conjunção, suas inspirações, seu processo criativo e a variedade de suportes e materiais em seu trabalho.

Fotografia colorida de Tunga, homem branco com cabelo grisalho, de calça vermelha, camisa branca, blazer preto e sapato marrom, em pé curvado para baixo desenhando no chão, Ao fundo uma de suas obras e do seu lado esquerdo um desenho.
Tunga (imagem: Gabi Carrera)
Veja também