Em atividade há 19 anos, o festival Teatro em Movimento leva centenas de peças para diversas cidades brasileiras – sobretudo do interior de Minas Gerais –, descentralizando o acesso a produções relevantes das artes cênicas no país. Em 2020, por causa da pandemia de covid-19 e da consequente necessidade de isolamento social, a iniciativa se reinventou no meio on-line e lançou o Teatro em Mov Digital.

Veja também:
>>
No palco físico ou digital, a arte do teatro urge
>>Por Aí: Cia. Mungunzá de Teatro procura reinventar ações artístico-políticas durante a pandemia de coronavírus

A plataforma virtual é estruturada a partir de três frentes. A primeira delas é um curso a distância de formação em teatro digital. Realizados entre agosto e dezembro, os encontros exploram temas como narrativas interativas e a relação entre o teatro e o audiovisual. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do projeto.

A segunda frente da plataforma é uma websérie que, apresentada pela atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, tem como base registros enviados pelo público, focados no cotidiano em meio à pandemia e inspirados em canções do Clube da Esquina, icônico movimento musical de Minas Gerais.

Por fim, o Teatro em Mov Digital apresenta três montagens concebidas especificamente para a plataforma e dirigidas por Bárbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes. Os trabalhos têm como ponto de partida uma imersão na qual o artista argentino Matías Umpierrez abordou as relações entre teatro e tecnologia.

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também