Após dois anos de pesquisa e produção e mais de 2 mil quilômetros entre idas e vindas por todo o estado de Sergipe, o livro Panela Sergipana: Sabores da Terra de Araras e Cajus, de Paloma Naziazeno, será lançado no dia 21 de abril, às 17h, pela plataforma de conferência remota Zoom.

Organizado pela página Jornalismo Gastronômico: Comunicação Cultura Educação, o lançamento virtual é aberto ao público e encerra uma programação especial do portal para o mês de abril. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail gastronomicojornalismo@gmail.com. Para participar, é necessário enviar nome, telefone e o título do evento que deseja participar.

Apoiada pelo programa Rumos Itaú Cultural, a obra apresenta 15 alimentos que eram consumidos em Sergipe e que, com o passar do tempo, foram desaparecendo da dieta alimentar da maioria da população. Ouvindo histórias e memórias do povo do campo, do pequeno agricultor e das cozinheiras, a autora dá a dica: “Comer é sempre mais que comer”. Pesquisadora da gastronomia sergipana e da memória social, Paloma Naziazeno é jornalista, poeta e pós-graduada em comunicação e marketing pela Universidade Federal de Sergipe.

O projeto também contou com fotos de Melissa Lee Warwick, que registrou os alimentos e as pessoas que os cultivam, e com a participação da chefe de cozinha Seichele Barboza, responsável por ressignificar os ingredientes em 14 receitas, trazendo-os para a linguagem gastronômica contemporânea.

Para saber mais sobre a obra, clique aqui.

Veja também