Público leitor brasileiro é tema de debate na Bienal do Livro Rio
28/08/2019 - 08:00
No dia 30 de agosto, às 14h, o Itaú Cultural e o Instituto Pró-Livro (IPL) realizam, na programação da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, um debate intitulado Retratos das Leituras na Criação Literária, que reúne a escritora Ana Paula Lisboa e o dramaturgo Walcyr Carrasco, com mediação da jornalista Bianca Ramoneda.
A conversa aborda o triste diagnóstico levantado pela última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Desenvolvida no final de 2015 pelo IPL, a ação indicou, entre outros pontos, que somente 22% dos leitores – o que corresponde a 12% dos brasileiros – consomem romances ou contos.
Por que, afinal, são tão poucas as pessoas que leem por gosto ou por vontade própria no Brasil? Para iniciar essa reflexão, o debate analisa os caminhos que levaram Ana Paula e Walcyr à paixão pela leitura de ficção – e como essa paixão fez com que se tornassem autores.
O evento ainda marca o anúncio da quinta edição da pesquisa. Fruto de uma parceria entre o Itaú Cultural e o IPL, será realizada em novembro de 2019, mas uma prévia dos levantamentos vai se dar na própria Bienal. A conversa também conta com a participação da coordenadora da iniciativa, a socióloga Zoara Failla.
Retratos das Leituras na Criação Literária
sexta 30 de agosto de 2019
às 14h
[duração aproximada: 60 minutos]
[lotação: 220 pessoas]
Riocentro | Avenida Salvador Allende 6.555 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ