Começa nesta segunda-feira, dia 14 de março, um novo ciclo de inscrições do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Até às 23h59 de 24 de abril, estão abertas as inscrições para a edição 2022 e podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2021. O valor total do prêmio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

As inscrições podem ser feitas pela editora ou pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição e a inclusão da obra inscrita, tanto em versão impressa quanto digital, em formato PDF no site itaucultural.org.br/oceanos. O regulamento desta edição também está disponível na página.

A plataforma digital que disponibiliza os formulários de inscrição e recebe os PDFs dos livros inscritos para leitura e avaliação dos jurados foi desenvolvida pelo Itaú Cultural (IC) e vem, a cada edição, realçando as informações das literaturas em língua portuguesa para melhor atender às necessidades dos meios acadêmico, editorial e livreiro.

Os livros inscritos e validados pela curadoria do prêmio são lidos e avaliados por júris internacionais compostos de escritores, poetas, professores e críticos literários dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O processo de avaliação é realizado em três etapas consecutivas. Na primeira, o Júri de Avaliação elege as 50 obras semifinalistas entre os concorrentes e escolhe, por votação, os membros dos júris subsequentes (Intermediário e Final).

Na segunda etapa, o Júri Intermediário seleciona dez finalistas entre os 50 semifinalistas eleitos pelo júri anterior. Por fim, na terceira etapa, o Júri Final escolhe os três vencedores entre os dez finalistas.

Em 2022, o Oceanos passa a contar com um novo membro do corpo de curadores: o moçambicano Nataniel Ngomane, professor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (veja sua entrevista ao Conexões Itaú Cultural). Ngomane junta-se aos jornalistas Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil (veja sua entrevista ao Encontros de interrogação), e à pesquisadora Matilde Santos, de Cabo Verde, que também é curadora da Biblioteca Nacional desse país. A coordenação é da gestora cultural Selma Caetano.

A ideia de um time plural de curadores vem para fortalecer a presença do prêmio nos diferentes países que têm o português como língua oficial. Para o Oceanos, uma equipe de curadores transnacional – especialmente da África, cujas literaturas têm um tom bastante original, por se tratar de produções mais recentes se comparadas às de Portugal e de outros países da Europa – pode intensificar o intercâmbio literário, tão necessário para as literaturas de nosso idioma.

Em 2021, foram premiados O plantador de abóboras, do escritor timorense Luís Cardoso de Noronha, em 1o lugar; O ausente, do brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, em 2o lugar; e O osso do meio, do português Gonçalo M. Tavares, em 3o lugar.

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa
abertura das inscrições segunda 14 de março, às 12h
até domingo 24 de abril de 2022, às 23h59

Preencha a ficha de inscrição e submeta a obra no site

Veja também