O Brasil celebra os professores no dia 15 de outubro. No programa Ocupação, já homenageamos educadores e relembramos dois deles hoje, em vídeos cujos temas são exatamente suas atuações como professores.

Antonio Candido (*1918 + 2017)

Antonio Candido (imagem: Rogério Abbamonte | arquivo do IEB/USP – Fundo Antonio Candido de Mello e Souza)

A aula de Antonio Candido “tinha um pouco de obra de arte”, nas palavras de Celso Lafer, advogado e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), que foi seu aluno e amigo. Lafer relembra o curso sobre personagem que fez com o mestre e explica que, para Candido, um bom docente precisava ter um mínimo de capacidade de representar, como um caminho para a motivação de seus educandos. Destaca que o intelectual era um grande conversador e muito bom em imitar as pessoas: inclusive construiu representações dos personagens estudados na produção do livro "Os parceiros do Rio Bonito", nas quais incorporava observações a respeito da fala de cada um.


Paulo Freire (*1921 +1997)

Fotografia sem cores mostra Paulo Freire vestindo uma camiseta clara, um relógio no punho e óculos. Ele tem barba e levanta a mão esquerda na altura da boca, como se estivesse enfatizando algo que está dizendo. Não olha para quem faz a foto, mas, sim, parece conversar com alguém que não está no plano da imagem.
Paulo Freire (imagem: João Pires/Estadão Conteúdo)

O educador Paulo Freire relata como foi se dando sua vocação como educador e relembra as primeiras experiências como professor, pontuando sua importância para o enraizar na prática pedagógica. A arte-educadora Ana Mae Barbosa, aluna de Paulo Freire, conta sobre os caminhos que a levaram até ele e recorda como era sua postura como professor, ressaltando a importância que teve o educador em sua trajetória pessoal.

Veja também
Imagem cor de rosa, com o logo do Itaú Cultural centralizado na parte de baixo (formado pelas letras I e C). No meio da imagem, em verde, está escrito Diálogos sobre Paulo Freire.

Diálogos sobre Paulo Freire

Itaú Cultural lança podcast com diálogos sobre a vida e a obra de Paulo Freire, patrono da educação brasileira