Confira, abaixo, a lista de pessoas selecionadas para o curso O Cinema de Eduardo Coutinho, que ocorre entre 30 de outubro e 2 de novembro no Itaú Cultural:

Adriana Souza Alves
Ana Cristina Silva
Analucia de Godoi
André Lopes dos Santos
Andréia dos Santos Pereira
Anna Carl Lucchese
Beatriz C. Costa Morelli
Beatriz Dias Modenese
Bianca Pedrina Manoel
Bruna Rodrigues
Camila Camargo
Cláudia de Almeida Mogadouro
Cleonice Elias da Silva
Danila Gonçalves
Débora Rios
Deborah Janini
Gabriela Justine Augusto da Silva
Gustavo Gomes Pagador
Jennifer dos Santos Alves
José Eduardo Cunha
José Paulo Caldeira
Juliana Rocha
Larissa Ribeiro
Laura Castanho Cerqueira
Laura Rachid
Leandro Olimpio da Rocha
Leonam Quitéria Gomes Monteiro
Luis Felipe do Nascimento
Luíza Zaidan Granato
Magaly Corgosinho
Maria Estela Maiello Modena
Maria Navarro Guimaraes de Sousa
Mariana Brand Oliveira
Mariana Tesch
Marina Moreira D'Aquino
Mateus Marques Pereira
Paulo Roberto Yonamine
Rafaela Carolina Rosa de Araujo
Renata Felisatti Gonçalves Pereira
Roney Freitas
Rosa Bunchaft
Tiago dos Santos Torres
Victor Lopes de Magalhães Oliveira
Vita Pau Brasil
Waleska Praxedes

A atividade integra a 47ª edição do programa Ocupação, que homenageia o cineasta com uma exposição e uma mostra de filmes, entre outras ações.

Em quatro aulas, o curso aborda diferentes aspectos da obra do homenageado, nome fundamental no campo do cinema documentário. Além do crítico Carlos Alberto Mattos, cocurador do evento, participam dos encontros três cineastas que trabalharam com Coutinho – Consuelo Lins, Cristiana Grumbach e Eduardo Escorel.

Sobre as aulas:

quarta 30 de outubro | 19h às 21h
O primeiro Coutinho e o desejo de ficção
com Carlos Alberto Mattos
Eduardo Coutinho iniciou sua carreira no cinema de ficção e no teatro. Era um cultor de paródias e citações. A aula vai abordar esse período e suas reverberações futuras nos documentários e nas experiências com a fronteira entre realidade e representação. 
Carlos Alberto Mattos: jornalista, escritor, pesquisador e crítico de cinema. Foi editor da revista Filme Cultura, é autor de Eduardo Coutinho: o Homem Que Caiu na Real (Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2003) e Sete Faces de Eduardo Coutinho (Boitempo Editorial, Itaú Cultural e IMS, 2019). Atua como cocurador com a equipe Itaú Cultural na Ocupação Eduardo Coutinho.

quinta 31 de outubro19h às 21h
A busca por personagens nos filmes de Coutinho
com Cristiana Grumbach
Como encontramos as pessoas que se tornaram personagens nos filmes de Coutinho? Quem, para ele, era um bom ator de si mesmo? Nesse encontro vamos conversar sobre o método de pesquisa de personagens criado e orientado pelo mestre.
Cristiana Grumbach: diretora, roteirista e pesquisadora. Colaborou com Eduardo Coutinho como assistente de direção, pesquisadora e segunda câmera nos longas-metragens Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004), O Fim e o Princípio (2005) e, como diretora-assistente e pesquisadora, em Jogo de Cena (2007).

sexta 1 de novembro | 19h às 21h
Narratividade e dispositivos no cinema de Coutinho

com Consuelo Lins
Investigaremos as transformações dos dispositivos de filmagem organizados por Eduardo Coutinho ao longo de sua trajetória, identificando ao mesmo tempo as mudanças no modo do diretor narrar o mundo e de interagir com seus personagens e com o espectador.
Consuelo Lins: documentarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou com Eduardo Coutinho como pesquisadora e diretora de filmagem em Babilônia 2000 (2000) e como argumentista e pesquisadora em Edifício Master (2002). É autora de O Documentário de Eduardo Coutinho (Zahar, 2004).

sábado 2 de novembro | 15h às 17h
Os encontros amorosos de Eduardo Coutinho
com Eduardo Escorel
As gravações das conversas de Eduardo Coutinho se tornaram cada vez mais semelhantes a encontros amorosos. Eram precedidas por acurado processo de seleção. Ele buscava estabelecer uma relação intensa, sentir prazer e despertar paixão. Sabia de antemão que seria um amor fugaz, pois limitado àquela hora e pouco do encontro, depois do qual perdia interesse por suas efêmeras parceiras e parceiros. É desse percurso, de sua origem embrionária em Cabra Marcado para Morrer (1984) e O Fio da Memória (1991) à sua plenitude a partir de Edifício Master (2002), que a aula tratará.
Eduardo Escorel: diretor de cinema, montador e professor. Das obras de Eduardo Coutinho, assinou a montagem de Cabra Marcado para Morrer e a produção de O Fio da Memória.

Ocupação Eduardo Coutinho | Curso: O Cinema de Eduardo Coutinho
quarta 30 de outubro a sábado 2 de novembro de 2019

Sala Vermelha (piso 3)

Veja também