Em 9 de agosto de 2021, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Humanas (ONU), divulgou relatório que atesta o impacto da ação humana no clima do planeta: o aumento da temperatura no planeta, ainda crescente, tem causado a destruição de biomas e, se nenhuma atitude for tomada, as perspectivas para o futuro são ainda piores. É nesse contexto que, de 11 de agosto a 14 de setembro, ocorre a 10ª Mostra Ecofalante de cinema, evento audiovisual focado em temáticas socioambientais, on-line e gratuito, que exibirá 101 filmes de 40 países.

>> Veja também:
EcoMúsica, projeto que mescla arte e natureza, lança um novo vídeo

Trinta dessas produções audiovisuais são inéditas no Brasil. A programação se divide em cinco seções: Panorama internacional contemporâneo, com obras premiadas nos eixos Ativismo, Biodiversidade, Cidades, Economia, Povos & Lugares e Tecnologia e Trabalho; Competição latino-americana, com filmes de sete países da região; Programa especial – territórios urbanos: segregação, violência e resistência, trazendo filmes brasileiros de 1999 para cá; Especial energia nuclear – 35 anos de Chernobyl, 10 anos de Fukushima, seleção de documentários; e Concurso Ecofalante, premiação voltada para estudantes.

Entre os destaques da agenda, estão a pré-estreia de A bolsa ou a vida, de Sílvio Tendler, documentário que discute o futuro pós-pandemia; A história do plástico, longa sobre os efeitos da onipresença desse produto no mundo, dirigido por Deia Schlosberg; e Notícias de uma guerra particular, obra de João Moreira Salles que trata de tráfico e violência.

Além das exibições, a Mostra Ecofalante traz um ciclo de entrevistas e debates, que vão ser disponibilizados no YouTube. Entre os entrevistados, estão Isael e Sueli Maxacali, cineastas que participaram em 2017 do Mekukradjá (assista a uma entrevista com eles), e Marina Silva, ambientalista que foi candidata à presidência em 2010, 2014 e 2018. Nos debates, estarão ativistas e pesquisadores. A programação ainda será divulgada.

Saiba mais detalhes sobre o evento no site.

Declaração de Roma: cultura e meio ambiente

É interessante pensar as temáticas discutidas pela Mostra Ecofalante também do ponto de vista da “Declaração de Roma dos ministros do G20”, documento lançado no final de julho que, entre outros pontos, ressalta o papel da cultura para lidar com a problemática ambiental. O G20 reúne as principais economias do mundo e da União Europeia; essa foi a primeira reunião dos gestores culturais dessas nações. A declaração analisa condições internacionais e propõe 27 ações. O Itaú Cultural fez uma tradução do documento.

 

A série Por aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também