Morreu hoje em sua casa na cidade de Porto Alegre a escritora Lya Luft, com 83 anos. Lya sofria de um câncer de pele em metástase e havia sido internada nas últimas semanas.

Romancista, cronista, ensaísta e poeta, ela escreveu cerca de 30 livros, entre os quais Canções de limiar (1964), A asa esquerda do anjo (1981) e Perdas e ganhos (2003). Como tradutora, verteu ao português obras de escritores como Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Doris Lessing e Thomas Mann. Também atuou na imprensa como colunista, tendo sido a primeira mulher a assinar uma coluna na Veja, em 2004. 

Acesse outras informações sobre ela na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira. Veja também uma entrevista com ela feita em 2009, dentro do nosso programa Jogo de Ideias:

Veja também
Autorretrato de Janaú. A foto foi tirada de um ângulo de baixo para cima, sendo possível ver o céu azul com nuvens acima dela e um girassol ao seu lado.

“Poeta em imagens”: Janaú

Nesta série, autores se apresentam de forma não convencional, por meio de fotografias, desenhos ou do que sua criatividade permitir