O Instituto Goethe abre hoje, dia 30 de setembro, inscrições para o Abre-te Código, um hackathon – maratona de desenvolvimento de programas de computador – direcionado à ampliação do acesso aos acervos de instituições culturais. Podem se inscrever, até 18 de outubro, profissionais como programadores e designers.

Com base nos conteúdos digitais de equipamentos culturais, os inscritos são desafiados a desenvolver novas tecnologias – aplicativos, plataformas, repositórios, entre outras. A competição tem duas etapas – a primeira entre 22 e 25 de outubro e a segunda de 5 a 27 de novembro. No dia 14 de dezembro, é realizada a cerimônia de premiação.

Tenha outras informações sobre o projeto no site do Goethe, onde estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição.

O Abre-te Código é a edição brasileira do Coding da Vinci, programa alemão que reuniu espaços de cultura e desenvolvedores também na Indonésia e na África Subsaariana. A curadoria, no Brasil, é do pesquisador Leno Veras. Leno atua com o Itaú Cultural (IC) em várias ações, tendo sido, por exemplo, membro da equipe curatorial da mostra Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos (assista a uma entrevista com ele sobre a exposição).

Tecnologia e IC

O IC é parceiro do Goethe no Abre-te Código. Conteúdos do instituto estarão, assim, entre aqueles disponíveis para as soluções criadas pelos desenvolvedores. A organização é marcada, desde seu início, pela proximidade com a tecnologia – sua história começa com o banco de dados sobre artes visuais que forma hoje a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras e envolve uma perene exploração do potencial expressivo dessas linguagens e mídias, em exposições no cruzamento da arte e da tecnologia. Essa trajetória, entre outros temas, é contada no vídeo abaixo, uma participação de dois gestores do IC – Tânia Rodrigues, gerente da Enciclopédia, e Marcos Cuzziol, gerente de Inovação – na fase formativa do Abre-te Código, com falas sobre diversos temas.

hackathon Abre-te Código
inscrições abertas até 18 de outubro de 2020
acesse o formulário de inscrição

Veja também
Imagem colorida do jogo Ôma. A imagem mistura fotografia e um estilo de desenho de jogos de videogame. Há um sofá marrom e uma planta verde, em formato de desenho, e no canto direito superior há uma 'barra de vida' na metade. Em formato de fotografia, há uma mulher sentada de cabeça para baixo no sofá. Ela tem cabelo castanho caracolado escuro e é negra. Veste um roupão branco. Olha para a câmera.

Ôma: um videogame teatral

Conheça a mistura de jogo com espetáculo que foi selecionada pelo edital de emergência Arte como Respiro