Com a necessidade de isolamento social causada pela pandemia, a Fundação Iberê se viu desafiada a criar alternativas e a se reinventar no ambiente digital. Fechada desde o início da quarentena, a instituição, que acredita na tecnologia como uma poderosa plataforma de comunicação, se destacou por suas ações e seu vasto conteúdo de arte e educação.

Nessa busca pelo novo, a Fundação Iberê repensou hábitos e criou alternativas com um só objetivo: conectar-se. Embora o momento e as condições adversas tenham trazido diversos impactos, a fundação enxerga tudo como um potencializador da necessidade de mudar e se reinventar, vendo a relação digital como fator indispensável para essa mudança. Suas ações são gratuitas e estão disponíveis no Instagram, no Facebook e no site.

“O hibridismo das exposições presenciais e das atividades culturais on-line levou a Fundação Iberê a um público antes impossível. Quando trabalhávamos apenas presencialmente, recebíamos gaúchos e turistas, mas agora, pela primeira vez, estamos atingindo um grande público de outros cantos – estrangeiros estão conhecendo a fundação por meio de atividades nas redes sociais, bem como o acervo completo da instituição disponível no Google Arts & Culture”, diz Emilio Kalil, diretor-superintendente da instituição.

Veja abaixo algumas das ações remotas criadas.

Visitação do acervo pelo Google Arts & Culture: a fundação disponibilizou para o público todo o acervo, matrizes para gravuras, provas de estado e centenas de obras de Iberê Camargo que se encontram em coleções particulares e estrangeiras. Os itens, que somam mais de 5 mil obras, podem ser acessados gratuitamente pelo Google Arts & Culture.

Catálogo Digital: a instituição reuniu uma série de recortes expositivos sobre a obra de Iberê Camargo , catalogando as exposições mais marcantes do artista no ambiente digital. Solicite o catálogo pelo e-mail contato@iberecamargo.org.br.

Papel da Arte: com o objetivo de viabilizar diálogos alinhando o propósito da Fundação Iberê de incentivar e produzir novas possibilidades de pensar e criar arte, a instituição disponibilizou uma série de vídeos com convidados de diversas áreas criativas. Eles estão disponíveis no Instagram da fundação (@fundacaoibere).

O Fio de Ariadne: série de lives disponibilizadas no YouTube que integram a exposição Iberê Camargo – o Fio de Ariadne. Com o adiamento da inauguração dessa exposição devido à quarentena, a fundação lançou 12 vídeos que falam sobre a mostra.

Desenhando Iberê: série de exercícios de interpretação das obras de Iberê Camargo com desenhos, pinturas, fotografias, colagens e ilustrações digitais. Semanalmente, uma obra é sugerida para ser interpretada à sua maneira, e a reprodução mais criativa é postada na página do Instagram. Além dessa, mais três oficinas foram lançadas: Exercícios de Quarentena, Gaveta dos Guardados e Iberê para Colorir, todas de exercícios artísticos, envolvendo pintura, desenho e colagens.

“Algumas das ações realizadas pelo Programa Educativo contaram com inscrições de norte-americanos e europeus. Entre elas, uma oficina de escrita criativa com educadores, com o tema Memórias Docentes em Tempos de Quarentena. As cartas enviadas viraram um livro digital, com lançamento previsto para novembro”, diz Kalil. “Esse hibridismo é fundamental para que mais pessoas conheçam o trabalho da Fundação Iberê.”

Fundação Iberê Camargo localizada em Porto Alegre (imagem: Álvaro Siza)

Reabertura

Após meses de seu fechamento, em 19 de setembro a Fundação Iberê reabriu as portas ao público exibindo duas exposições inéditas, O Fio de Ariadne e Tudo Vem do Nosso Pátio, ambas disponíveis até 24 de janeiro de 2021. Seguindo os protocolos de segurança, as visitas podem ser feitas em grupos de 15 pessoas por hora, mediante marcação prévia pela plataforma Sympla

Quase um mês após sua abertura, a instituição lançou, no dia 17 de outubro, a exposição Pardo É Papel, do artista Maxwell Alexandre. A mostra foi inaugurada em novembro de 2019, no Museu de Arte do Rio (MAR), onde recebeu mais de 60 mil visitantes. A exposição é realizada pela fundação juntamente com o Instituto Inclusartiz e o Grupo PetraGold, e ficará disponível até 21 de janeiro de 2021.

 

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Veja também