Até o dia 15 de dezembro deste ano, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), recebe a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, a maior e mais antiga mostra do país que revela o que de melhor está sendo desenvolvido no setor. Organizada pela Associação de Designers Gráficos do Brasil, a exposição reúne 59 projetos escolhidos como destaque de um total de 1.282 trabalhos inscritos. Entre eles está o design ambiental para a exposição da Ocupação Conceição Evaristo, que ocorreu entre os meses de maio e junho de 2017 no Itaú Cultural.

Desenvolvido pela equipe do instituto, o projeto de espaço expositivo buscou aproximar o público do universo da escritora mineira por meio de uma narrativa audiovisual contada no campo afetivo de sua criação. Na época, manuscritos de poemas, contos, cartas, objetos pessoais e obras de referência para Conceição compuseram a exposição, que contou com tecidos suspensos entre os suportes utilizados. “Nós conseguimos imprimir toda a comunicação visual sobre uma base de madeira, trabalhar com materiais que se relacionavam com o papel, nada que fosse artificial e sintético como o plástico”, relembra o designer gráfico Yoshiharu Arakaki, um dos profissionais que atuaram na concepção da proposta e que ressaltou a importância do trabalho em equipe. 

Para representar na mostra física do MON o que foi exposto no Itaú Cultural, alguns itens foram levados para Curitiba: uma publicação da Ocupação Conceição Evaristo, um tecido impresso com uma foto da entrada da exposição e uma obra também em tecido inspirada no poema Meia Lágrima, de Conceição, produzida pela artista plástica Lídia Lisboa – na época, ela foi uma das três convidadas pela curadoria a compor peças em pano inspirada em textos da escritora. 

Veja também:
>> Dez trabalhos do Itaú Cultural são selecionados para a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Para Gustavo Greco, curador da Bienal e coordenador do júri responsável pela seleção dos trabalhos exibidos, a ambientação criada para a exposição em homenagem a Conceição conseguiu unir Áfricas, Belo Horizonte, sonhos e realidades. “[O projeto] merece destaque pelo tema abordado, pelo alto nível técnico de sua execução e por nos lembrar que design é também estímulos para sentidos e reflexões”, avaliou. 

Além da mostra física, a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico conta com um site e um catálogo impresso em que estão expostos os demais trabalhos selecionados para o evento, entre os quais há outras nove criações realizadas pelo e/ou para o Itaú Cultural. 

Veja também