Dia do teatro e do circo! Aproveite de casa uma seleção de atividades e conteúdos
27/03/2021 - 09:00
Respeitável público!
Neste 27 de março, data que marca o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, o Itaú Cultural (IC) destaca atividades e conteúdos sobre as artes cênicas para você aproveitar de casa enquanto não podemos voltar aos palcos e às plateias.
Vale lembrar que a Escola IC abrirá no próximo dia 6 de abril o curso Estudos para cenas elétricas – saiba mais aqui. E, a partir de 1º de abril, começa uma programação especial do Crítica em movimento – confira os detalhes neste link.
Aulas de teatro on-line para as crianças
No ano passado, o IC para crianças trouxe dez aulas de teatro com a atriz e arte-educadora Thaís Povoa. Os vídeos propuseram vivências que podem ser experimentadas de casa e estimulam a criação de espaços sensíveis para a imaginação e a expressividade das crianças.
Aproveite as aulas que continuam on-line no nosso canal do YouTube!
Espetáculo infantil para ver de casa
Dirigido por Anderson Spada, Olga, a pulga foi criado pela atriz e palhaça Tereza Gontijo. Na peça, Tereza interage com materiais como papelão, sacolas plásticas e uma trena, dando novos sentidos a eles. A história chega a um ponto crítico quando a moça acidentalmente esmaga sua parceira. Como o show poderá continuar?
Clique aqui para assistir à programação on-line e com interpretação em Libras – disponível até o próximo sábado, 3 de abril, no nosso canal do YouTube.
Já assistiu ao Camarim em cena?
O camarim é um espaço ritualístico onde o artista tira sua máscara e revela sua sintonia com a arte. Um lugar íntimo e, por isso mesmo, único. Esse cenário molda o programa Camarim em cena, série de entrevistas produzidas pelo IC e exibidas em 2020 aqui no nosso site.
As conversas tiveram a participação de artistas do teatro, da dança e do circo, como Zé Celso, Andrea Beltrão, Maria Alice Figueiredo, Angel Vianna e Laura Cardoso.
Sob a lona em movimento: o circo em debate
O circo é uma linguagem cênica que carrega a multiplicidade na sua essência. Sua existência secular, mutante e movente é complexificada, porosa e, como toda arte contemporânea, reinventa-se a cada dia.
No ano passado, durante o Festival arte como respiro, o circo foi tema de um debate especial conduzido por Galiana Brasil, gerente de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e com a participação de Erminia Silva, Lívia Mattos e Fátima Pontes.
Se você não viu, vale acompanhar a conversa neste link.
Artista por trás da cena
Nesta série de vídeos produzidos pelo Itaú Cultural, profissionais que trabalham nos bastidores de espetáculos cênicos falam de suas funções: cenografia, luz, figurino e direção de arte são alguns dos temas abordados. São seis episódios que contam com a presença dos iluminadores Marcelo Flecha, Iara Souza, Renato Machado e Luciana Raposo, do designer e diretor de arte Guilherme Luigi e da figurinista Simone Mina.
Todos os vídeos contam com interpretação em Libras.
Para ler e refletir
O ator Lima Duarte, homenageado na Ocupação Itaú Cultural entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, participou ativamente de um dos grupos mais importantes do nosso teatro: o Teatro de Arena. Neste texto, a diretora, dramaturga, pesquisadora e atriz Isabel Teixeira relembra esse período fundamental na carreira de Lima.
Leia também:
Em nova praça: o circo na era das lives e das transmissões on-line
No palco físico ou digital, a arte do teatro urge