Criado em 2009 por um grupo de revistas espanholas especializadas em jogos eletrônicos, o Dia Internacional do Gamer acontece todo 29 de agosto e celebra o mundo dos adeptos dos jogos digitais, lançando luz sobre uma indústria cujo consumo cresce exponencialmente a cada ano.

Visão em perspectiva da parte superior de um planeta miniaturizado. Vemos as placas dos continentes, estruturas de metal e árvores. Acima, um grande sol alaranjado contra o fundo escuro.
Cena do jogo Outer Wilds

O Itaú Cultural (IC) possui duas colunas sobre o tema. Em Espaço de jogo, o escritor, tradutor e ensaísta Daniel Galera, autor dos livros Mãos de cavalo (2006), Barba ensopada de sangue (2012) e O deus das avencas (2021), fala sobre jogos eletrônicos como área de expressão e analisa um jogo a cada edição. Acesse os conteúdos da coluna aqui.

Frame do jogo Tunic. Na imagem, o personagem principal, uma raposa, está em frente a uma grande porta dourada. A porta está em uma grande estrutura que aparenta ser um templo, com duas grandes estátuas de cada lado da porta
Frame do jogo Tunic

A coluna mais recente do site do IC sobre o tema é a Game perifa. Nela, a escritora, curadora e apresentadora Andreza Delgado, criadora de iniciativas como Perifacon, Copa das Favelas e Gamer Perifa, fala sobre a cena brasileira de games, seus desafios e conquistas e desmonta estereótipos recorrentes na área. Acesse os conteúdos da coluna aqui.

Fotografia colorida do evento PerifaCon. Na imagem, três pessoas estão em frente a um computador.
(imagem: Anders Rinaldi)
Veja também