Desde 2008, em 7 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data homenageia a trajetória de busca por reconhecimento e direitos das mais de 305 etnias habitantes do Brasil de hoje e foi escolhida por ser o dia da morte de Sepé Tiaraju (1723-1753), líder guarani que lutou contra os colonizadores portugueses e espanhóis.

Reunimos nesta página textos, vídeos e podcasts feitos pelo Itaú Cultural (IC) que expõem a atualidade da luta indígena. Os materiais apresentam a disputa por direitos, os esforços pela preservação e pelo reconhecimento da sua cultura e a expressão artística dessas nações hoje. Navegando pela tag Questões Indígenas, você encontra ainda mais conteúdos.

Para ver

Um dos vídeos da coluna que o pesquisador Daniel Munduruku mantinha no nosso canal no YouTube, um depoimento do líder Davi Kopenawa e um dos debates do Mekukradjá – ciclo de conversas que reúne anualmente artistas, pesquisadores e ativistas indígenas.

Quem são os povos indígenas brasileiros

Davi Kopenawa no Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina

Narrativa no cinema e na literatura indígena

Para ouvir

O Mekukradjá também conta com um podcast – em cada episódio, conhecemos o percurso de figuras destacadas nas lutas e na cultura indígena. Nos áudios escolhidos, três mulheres falam sobre a construção dos direitos indígenas desde a Constituição de 1988.

Graciliana Selestino Wakaña

Ará Mirim

Fernanda Kaingáng

Você também pode procurar pelo Mekukradjá no seu agregador de podcasts favorito.

Para ler

Artigos e reportagens no eixo da relação entre povos indígenas e arte e cultura.

Artistas Mulheres Contemporâneas no Acervo: Claudia Andujar e os Yanomami

A fotógrafa Claudia Andujar conviveu durante décadas com os Yanomami e dedicou o seu trabalho a representar a vivência desse povo e a se opor ao descaso contra eles. Leia mais.

Transmissão de saberes: do barro à língua | entrevista com Enoque Raposo

Enoque, pós-graduado em empreendedorismo em gestão de turismo e representante macuxi, falou com o Observatório Itaú Cultural sobre produção cultural indígena. Veja.

Projetos contemplados pelo Rumos Itaú Cultural ligados à questão indígena

Conheça os projetos Yãkwá, Imagem e Memória, que registra em audiovisual a tradição dos Enawenê-Nawê; Zemu’e Haw, que resguarda a cultura oral dos Tenetehara; Arquivo Kamayurá, que devolveu às aldeias desse povo saberes compilados por antropólogos; e A Lenda, pesquisa etno-histórica sobre os antigos Kariri que habitavam o Ceará.

Veja também
Um grupo de pessoas indígenas estão reunidos, há pessoas filmando e alguns objetos pelo chão. Imagem do Coletivo Manoki.

Economia indígena (?)

Em seu segundo texto para a coluna Oráculo, Naine Terena pontua questões sobre a produção cultural e a economia que gira em torno das comunidades indígenas